Quais as causas da tontura na cadeira do dentista

21 de abril de 2023

Quais as causas da tontura na cadeira do dentista

Quais as causas da tontura na cadeira do dentista

Com certeza você já ouviu falar de alguém que tenha sentido desconforto na cadeira durante um procedimento odontológico, e talvez tenha acontecido com você. Situações como essa ocorrem com certa frequência e podem ser minimizadas, mas por que isso acontece? 

Neste dia 22 de abril,  Dia da Tontura,  o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso busca conscientizar pacientes e odontólogos sobre a importância de atendimento médico e diagnóstico adequado nesses casos.

A tontura é uma condição de desequilíbrio do organismo, que pode estar relacionada a alterações em variados sistemas e estruturas do corpo. Ela pode ser caracterizada como instabilidade, ou a sensação de que o entorno está girando ou você está se movendo. 

Vale ressaltar que a tontura muitas vezes é confundida com vertigem, que por sua vez, trata-se de qualquer percepção de ilusão de movimento, como ver o mundo girar, ver o carro ao lado andar mesmo estando parado no semáforo ou sentir o corpo balançando.

A Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia em Gerontologia, Francielle Fialkoski Molina, informa que, entre os tipos de vertigem, destaca-se a VPPB – Vertigem Postural Paroxística Benigna, conhecida como “tontura dos cristais do ouvido”. 

“Ela é uma tontura postural, evocada por movimentos específicos da cabeça, como ao deitar-se, abaixar para alcançar algo, virar na cama ou olhar para cima. Ela é episódica, dura poucos segundos, e o paciente costuma se queixar de vertigem do tipo rotatória, e tem a sensação de que vai cair, porque vê o mundo girar. Pode ou não estar associada a náuseas, taquicardia ou sudorese”, esclarece a especialista.

A causa é de origem idiopática, e pode atingir qualquer pessoa, em qualquer idade. Existem alguns fatores de risco: mulheres, alterações hormonais ou metabólicas, baixa de vitamina D, posições prolongadas, traumas ou acidentes e estresse.

As evidências trazem que 85% dos casos de VPPB podem ser resolvidos em um único atendimento, porém em outros casos de tontura pode haver a necessidade de um tratamento medicamentoso ou hospitalar imediato, por isso, ao menor sintoma, procure um médico.

Cadastre e receba nossa
Newsletter