Projeto Sorriso Protetor é destaque no TJMT

14 de abril de 2021

Projeto Sorriso Protetor é destaque no TJMT

Projeto Sorriso Protetor é destaque no TJMT

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Sandro Stefanini, recebeu nesta semana a secretária municipal da Mulher, Luciana Zamproni, para falar sobre o projeto Sorriso Protetor. A ação tem sido desenvolvida entre o município e a autarquia desde o ano passado e visa capacitar profissionais da Odontologia sobre violência doméstica e como um atendimento focado no tema pode ser fundamental na identificação de casos.

Luciana, inclusive, participou nesta semana de uma audiência pública virtual “Diagnóstico da Violência Doméstica durante a pandemia em 2020 e estratégias para melhoria do sistema de proteção”, e recebeu elogios da juíza da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Rondonópolis, Maria Mazarello Farias Pinto pelo projeto em parceria com o CRO-MT. 

Conforme a titular da pasta, o trabalho conseguiu identificar que a maioria das vítimas que chegam até o Espaço de Acolhimento, instalado no  Hospital Municipal de Cuiabá, não sabe a rota que devem fazer para não voltar ao ciclo de violência. Ela também destacou que a parceria juntamente com a rede de enfrentamento (Patrulha Maria da Penha, Judiciário), 70% das mulheres não fazem denúncia contra seu companheiro, por isso importância de união com todos que possam ajudar essas mulheres.

No encontro com Luciana, o presidente do CRO-MT destacou a importância da parceira e a expectativa que ela possa ser ampliada e servir de exemplo a outras localidades. “O que fizemos no ano passado e continua refletindo neste ano é dar elementos para que os profissionais consigam adentrar este assunto de uma maneira acolhedora, para fazer com que estas mulheres se sintam seguras. Espero que a iniciativa cresça e que possamos sempre ser parceiros”, afirmou Sandro Stefanini. 

 

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp