Outubro Rosa: como Odontologia pode ajudar
Outubro Rosa: como Odontologia pode ajudar

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) apoia anualmente a campanha Outubro Rosa. Criada na década de 1990, nos Estados Unidos, a ação tem o objetivo de conscientizar e alertar mulheres e sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama
No Brasil, as campanhas de conscientização começaram em 2002 e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são 66.280 novos casos por ano e 17.763 mortes, também anualmente. O Inca, no entanto, alerta que a prevenção pode reduzir 30% dos casos.
“E é exatamente por isso que o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso apoia e é parceiro desta campanha: porque onde é possível prevenir, estaremos juntos. Acreditamos que todos os profissionais da saúde, não apenas médicos e enfermeiros, podem contribuir e muito na informação em relação ao câncer de mama e também diversos outros tipos de câncer”, afirma o presidente da autarquia, Sandro Stefanini.
HÁBITOS SAUDÁVEIS – Dentre os hábitos para prevenção do câncer de mama, estão a prática de atividade física regularmente, alimentação de forma saudável, manter um peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcóolicas, amamentar, e evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
O CÂNCER – O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:
- Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no bico do peito (mamilo);
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos;