7 de abril – Dia Mundial da Saúde – Odontologia unida contra a COVID-19

07 de abril de 2020

7 de abril – Dia Mundial da Saúde – Odontologia unida contra a COVID-19

7 de abril – Dia Mundial da Saúde – Odontologia unida contra a COVID-19

Neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) cumprimenta todos os profissionais da saúde, em especial os profissionais da Odontologia, que estão na linha de frente do combate ao novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil. A Odontologia brasileira conta com uma força de trabalho composta por 542.177 mil profissionais, entre Cirurgiões-Dentistas, Técnicos e Auxiliares, que direta ou indiretamente contribuem para a prevenção e o controle da pandemia.

O enfrentamento ao vírus é dinâmico. Os procedimentos odontológicos se renovam a todo o momento e os profissionais da categoria estão conectados para alinhamento de medidas essenciais à saúde da população. Os ‘guerreiros’ da Odontologia estão presentes para assegurar assistência de urgência e emergência com foco na redução do risco de contaminação do vírus em consultórios clínicos e ambulatórios, ambiente hospitalar ou Unidades de Terapia Intensiva (UITs). As homenagens também se estendem aos profissionais que fomentam evidências científicas e medidas protocolares técnicas.

Em nome do Sistema Conselhos, o reconhecimento, admiração e respeito aos profissionais da Odontologia que dedicam a própria vida para salvar outras vidas. Que seja uma fase exitosa na luta contra esse vírus, com amadurecimento profissional e novos aprendizados.

Nesta data, é importante ressaltar também que, muito além de profissionais, especialistas, mestres, doutores, todos são humanos; corações que pulsam por afeto, acolhimento, atenção e dignidade. Para melhor expressar esse momento de resinificar a vida frente à pandemia, compartilhamos um trecho da poesia “Recomece”, de Bráulio Bessa, poeta cearense e criador de cordel.

“…Quando a vida bater forte
e sua alma sangrar,
quando esse mundo pesado
lhe ferir, lhe esmagar…
É hora do recomeço.
Recomece a LUTAR.

Quando tudo for escuro
e nada iluminar,
quando tudo for incerto
e você só duvidar…
É hora do recomeço.
Recomece a ACREDITAR.

Quando a estrada for longa
e seu corpo fraquejar,
quando não houver caminho
nem um lugar pra chegar…
É hora do recomeço.
Recomece a CAMINHAR…”

 

Fonte: CFO

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp