Comissão do CFO sugere critérios do Prêmio Brasil Sorridente
Comissão do CFO sugere critérios do Prêmio Brasil Sorridente

A Comissão de Políticas Públicas de Saúde/Prêmio Brasil Sorridente, do Conselho Federal de Odontologia (CFO), reuniu-se na sede do Conselho, em Brasília, para tratar sobre as revisões da resolução 124/2013, que institui a premiação dos municípios brasileiros que tiveram as melhores práticas dentro do Programa Brasil Sorridente, lançado há 13 anos.
O encontro foi realizado no dia 21 de fevereiro e o primeiro secretário do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), José de Figueiredo Loureiro Júnior, membro da Comissão participou da atividade.
O presidente da Comissão, Guilherme Fernandes Graziani , disse que a premiação feita pelo CFO e suspensa por dois anos, mas será novamente instituída a partir de 2018. Explicou que o Prêmio Brasil Sorridente foi criado para valorizar os municípios que se destacaram na implementação das políticas públicas de saúde bucal. Conforme o presidente da Comissão, em 2018, as premiações serão em três faixas: municípios com até 50 mil habitantes, de 50.001 a 300 mil e a partir de 300.001. Nas etapas estaduais, caberá aos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) apontar os ganhadores em cada etapa.
Durante o encontro do dia 21, a Comissão de Políticas Púbicas de Saúde/Prêmio Brasil Sorridente começou a discutir a resolução que definirá as regras para a premiação em 2018. “A intenção é fazer com que os bons exemplos de outros municípios sejam replicados, valorizando o que há de melhor pelo Brasil”, observa Guilherme.
Além de Graziani e Figueiredo participaram da reunião os membros da comissão: Maria das Graças Guerreiro Pereira, Sérgio DÁvila Lins Bezerra Cavalcanti, Gabriela da Silveira Gaspar e Kátia Born.
BRASIL SORRIDENTE - Criado em 2014, o Prêmio Brasil Sorridente é concedido a municípios que adotaram boas práticas dentro do Programa Saúde Bucal, considerando alguns critérios, como o financiamento em saúde, controle social, coordenação de saúde bucal, assistência odontológica básica, assistência odontológica especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, desprecarização, remuneração e educação permanente.
ZF PRESS – ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CRO-MT