Ministério da Saúde cria Sec. de Informação e Saúde Digital

28 de fevereiro de 2023

Ministério da Saúde cria Sec. de Informação e Saúde Digital

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) recebeu em sua sede, em Brasília, a visita da dra. Ana Estela Haddad. Nomeada pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, para chefiar a Secretaria de Informação e Saúde Digital. Ana Estela é Cirurgiã-Dentista e professora titular da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Também é coordenadora o Núcleo de Telessaúde e Teleodontologia da FOUSP-SAITE, além de coordenar a Estação FOUSP-ABENO de Recursos Humanos em Saúde.

Durante a visita, a Secretária explanou ao Presidente do CFO, Juliano do Vale, a importância do trabalho de modernização e utilização de tecnologia e recursos digitais para a melhoria e ampliação do acesso e assistência à saúde bucal no país, destacando também a relevância do papel do Sistema Conselhos nesse trabalho de inovação e implementação de melhorias.

Corroborando o conceito de relevância dessa nova política voltada à área tecnológica, o Presidente Juliano do Vale ressaltou que “o CFO está de portas abertas, como sempre esteve, e vai colaborar para o sucesso da Secretaria de Informação e Saúde Digital, tendo em vista que, com o resultado positivo, ganha o Ministério da Saúde, ganham os profissionais de Odontologia e ganha a saúde bucal da população”.

Também estiveram presentes na recepção à Ana Estela, o Secretário Geral do CFO, Claudio Miyake e o Tesoureiro do CFO, Luiz Evaristo Volpato.

Entendendo o papel da Secretaria

Em um momento de crescente demanda por conectividade e a oferta de tecnologias que possibilitam a interação on-line, a saúde digital é vista como uma potencial saída no debate sobre economia e sustentabilidade para o setor público. Além disso, essa forma de comunicação e de trabalho na área da saúde poderá ser decisiva para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e trazer novas possibilidades de assistência e promoção da saúde.

Entre as prioridades estabelecidas para a secretaria estão a continuidade de programas bem-sucedidos, como a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), a ampliação do uso da telessaúde no SUS, a criação de regulamentos para inovação e a incorporação da saúde digital nas grades curriculares das universidades.

Para alcançar esses objetivos, será necessário ampliar a colaboração com outras secretarias e ministérios e investir em segurança de dados. As empresas privadas podem ser parceiras do governo, já que possuem conhecimento e estrutura.

No momento, compõem a pasta os seguintes departamentos:

– Departamento de Saúde Digital e Inovação

– Departamento de Informação para o Sistema Único de Saúde (Datasus)

– Departamento de Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde.

Espera-se que, com a posição alcançada e com uma representante comprometida e influente dentro do ministério, a saúde digital ganhe importância.

Ana Estela Haddad no estande do CFO no 40º CIOSP

A Secretária esteve presente no Espaço CFO durante o 40º CIOSP no mês de janeiro. Na Arena CFO ministrou a palestra Telessaúde e Teleodonotologia: conquistas, desafios e perspectivas, quando explanou sobre as possíveis melhorias na assistência à população a partir da implementação de novas tecnologias no sistema público de atendimento à saúde, trazendo ponderações sobre os impactos legais dessa política e dificuldades no processo.  Além disso, a Secretária participou da gravação de um episódio do Podcast CFO Esclarece, onde analisou o mesmo tema. Também estiveram presentes participando da gravação, Doralice Severo da Cruz, Cirurgiã-Dentista e nova Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e a Cirurgiã-Dentista, Denise Abranches, Coordenadora do Setor de Odontologia do Hospital São Paulo.