MÊS DA MULHER NO CRO-MT

15 de março de 2025

MÊS DA MULHER NO CRO-MT

MÊS DA MULHER NO CRO-MT

O evento reuniu profissionais e estudantes da odontologia, consolidando-se como um espaço de aprendizado e conscientização.

 

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), sob a liderança da presidente doutora Wânia Dantas, realizou, neste sábado (15.03), o evento “Beleza além do Espelho”, no auditório do Conselho, em Cuiabá. A iniciativa promoveu um diálogo amplo sobre o combate a todos os tipos de violência contra a mulher, destacando a importância da qualidade de vida, saúde, autocuidado e a participação feminina em espaços de poder, além de avanços na saúde bucal como ferramenta de promoção de políticas públicas para mulheres.

 

A presidente do CRO-MT, doutora Wânia Dantas, conduziu duas Rodas de Conversa que proporcionaram trocas de experiências e reflexões profundas sobre os temas abordados. “É fundamental que o CRO-MT, como entidade representativa da odontologia, esteja engajado em pautas que impactam diretamente a vida das mulheres, seja no âmbito profissional, pessoal ou social. Precisamos fortalecer a luta contra a violência e promover espaços de diálogo que inspirem mudanças”, destacou a presidente.

 

A 1ª Roda de Conversa: Mulheres no Poder trouxe uma reflexão sobre o papel da mulher no cenário político e profissional. O debate contou com a participação de nomes como as vereadoras Maysa Leão e Michelly Alencar, a secretária adjunta da Secretaria Municipal da Mulher, Stefanya Paiva, a representante da Comissão da Mulher Advogada, doutora Querem Hapuque, e a presidente do Conselho Regional de Farmácia, Cristina Aparecida Reis.

 

A vereadora Maysa Leão falou sobre a importância do diálogo sobre a questão da violência contra a mulher. “O CRO-MT, ao promover esse debate, mostra que está comprometido com a sociedade de forma abrangente. A violência contra a mulher está presente em diversos contextos, inclusive no ambiente odontológico, e precisamos enfrentar essa realidade”. Já a vereadora Michelly Alencar, presidente da Comissão de Saúde na Câmara Municipal de Cuiabá, ressaltou a relevância da parceria entre o parlamento e o CRO-MT. “É essencial falar sobre os tipos de violência que muitas vezes são normalizados, mas que precisam ser combatidos”.

 

Para Stefanya Paiva, secretária adjunta da Secretaria Municipal da Mulher, é necessário, cada vez mais, discutir as diversas formas de violência, como a patrimonial, e os desafios enfrentados por mulheres de diferentes perfis. “Os números de violência e dependência financeira são alarmantes, e precisamos empoderar as mulheres para que reconheçam e enfrentem essas situações”, afirmou.

 

Na 2ª Roda de Conversa: Qualidade de Vida - Saúde e Autocuidado, o foco foi a importância do cuidado integral com a saúde e o bem-estar das mulheres. Participaram do debate as cirurgiãs-dentistas Ângela Portocarrero e Márcia Garcia, ambas da Comissão da Mulher do CRO-MT, a cirurgião dentista, empresária e mentora de profissionais da saúde, Hevelin Pimenta e a treinadora e consultora de gestão empresarial Karina Benedetti.  

 

Segundo as participantes, o diálogo reforçou a necessidade das mulheres priorizarem o autocuidado como forma de promover saúde física, mental e emocional. “A mulher tem que falar, tem que ter voz e, assim, abre novos pensamentos, abre a cabeça da mulher porque às vezes ela passa por uma situação e ela nem percebe em casa. Então, eu acho que esses diálogos são muito importantes”, destacou a cirurgiã-dentista Márcia Garcia.  

 

Karina Benedetti ressaltou a importância da iniciativa do CRO-MT. “É uma referência, sem dúvidas. Primeiro, embora seja um assunto muito necessário, ele ainda é pouco falado e se investe pouco tempo nisso. Nós observamos hoje que muitas mulheres ainda não conseguem nem sequer perceber quais são os tipos de violências que são sofridos. Então levantar uma pauta como essa é de suma importância para o nível de conscientização e realmente para que a gente possa viver de uma forma melhor, entendendo que estamos em sociedade, respeito mútuo”.

 

O evento reuniu profissionais e estudantes da odontologia, consolidando-se como um espaço de aprendizado e conscientização. Após os diálogos as palestrantes receberam certificado de participação no evento entregue pelo Conselho Regional de Odontologia – de Mato Grosso (CRO-MT).

Cadastre e receba nossa
Newsletter