Julho Verde e Amarelo - CRO-MT apoia campanhas de saúde

27 de julho de 2022

Julho Verde e Amarelo - CRO-MT apoia campanhas de saúde

Julho Verde e Amarelo - CRO-MT apoia campanhas de saúde

Hoje, 27 de julho é o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço e, para conscientizar os brasileiros sobre a importância do diagnóstico precoce para a eficácia no tratamento, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) apoia a campanha Julho Verde, mês de conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço.

A campanha Julho Verde traz a conscientização sobre a prevenção contra tumores que atingem tireoide, boca, garganta, laringe, faringe, paratireoide, traqueia e região sinonasal.

“Os primeiros sintomas do câncer de cabeça e pescoço se manifestam na cavidade oral, da face e da região de orofaringe do paciente. Sendo assim, o cirurgião-dentista tem um importante papel na prevenção de tipo de câncer podendo inclusive, colaborar de forma preventiva com diagnóstico”, explica o odontólogo, especialista em cirurgia bucomaxilofacial, Vinicius Canavarros. 

De acordo com a IARC (sigla para Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), estas doenças representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo. Desta forma, cuidados básicos com a saúde, como não fumar, não beber e fazer atividades físicas, além de estar em dia com os exames médicos e odontológicos, são alguns métodos de prevenção contra as patologias.

Julho Amarelo 

O conselho chama atenção ainda para a campanha Julho Amarelo, instituída pela Lei nº 13.802/2019, o movimento tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. 

As hepatites virais são doenças que atingem o fígado, a partir do vírus, excessos de álcool ou drogas, entre outros.

Embora nem sempre apresente sintomas, a doença pode se manifestar na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp