Julho Verde: CRO-MT apoia campanha de conscientização

03 de julho de 2020

Julho Verde: CRO-MT apoia campanha de conscientização

Julho Verde: CRO-MT apoia campanha de conscientização

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) apoia, por mais um ano, o Julho Verde. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os tumores de cabeça e pescoço, que atingem boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais. 

A ação realizada sempre no mês de julho existe devido aos números elevados da doença no país. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são cerca de 41 mil novos casos destes tumores malignos registrados por ano no Brasil. 

O CRO-MT lembra que o diagnóstico precoce é essencial no combate da doença, uma vez que o tratamento tardio pode deixar sequelas severas, afetando a qualidade de vida e o psicológico dos sobreviventes. Lesões iniciais e pequenas suspeitas devem ser investigadas. 

“É preciso prestar atenção às mudanças no corpo e realizar o autoexame. A dica é fazer a inspeção visual e palpação em frente a um espelho, com uma boa iluminação. Sinais de alerta são, por exemplo, manchas brancas na boca, dor local, lesões com sangramento ou cicatrização demorada, nódulos no pescoço, mudança na voz e rouquidão, e dificuldade para engolir”, alerta o cirurgião-dentista e secretário do CRO-MT, José de Figueiredo. 

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp