Dia Mundial da Saúde Bucal

20 de março de 2023

Dia Mundial da Saúde Bucal

Dia Mundial da Saúde Bucal

O Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado no dia 20 de março é uma iniciativa da Federação Dentária Internacional (FDI), que tem como objetivo reforçar, junto à população, a importância dos cuidados adequados com dentes, gengiva e mucosa bucal desde a infância.

Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.

Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgadas pelo Ministério da Saúde, as doenças orais estão entre as mais prevalentes no mundo, atingindo quase metade da população mundial, em média de 3,5 bilhões de pessoas afetadas. 

O CRO-MT aproveita a data alusiva e ressalta que a saúde bucal é fundamental para uma vida saudável, não somente pelas questões estéticas, mas também porque cuidar da saúde da boca é cuidar da saúde do corpo como um todo

Ações simples como hábitos saudáveis de higiene bucal têm o poder de reduzir a prevalência dessas doenças e diminuir o risco de desenvolvimento de problemas na boca e nos dentes.

Os problemas mais comuns ocasionados pela falta de cuidado oral são: cáries, lesões bucais, aftas, mau hálito, gengivite, placa bacteriana e tártaro. Vale ressaltar, que essas doenças também têm relação direta com o fumo, com o consumo de álcool e com a má alimentação.

Para garantir uma boa saúde bucal, muitos desses problemas podem ser prevenidos e tratados com uma rotina de cuidados essenciais no dia a dia, como escovação, uso diário de fio dental e antisséptico; boa alimentação com baixa ingestão de açúcares; fazer periodicamente o autoexame oral e verificar se há caroços, manchas, ou outras alterações na mucosa e ir ao dentista regularmente.

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp