Dia D do Novembro Azul

17 de novembro de 2022

Dia D do Novembro Azul

Neste 17 de novembro, é comemorado o dia D do Novembro Azul, campanha de prevenção ao câncer de próstata que tem como objetivo conscientizar sobre a saúde do homem. O Conselho Federal de Odontologia fala da importância da categoria na prevenção e combate à doença.

Para o Sistema Conselhos de Odontologia, o diagnóstico precoce é a maneira mais eficaz para combater a doença; se diagnosticado no início, as chances de cura do câncer de próstata chegam a 95%, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em razão disso, é importante salientar que existem dois tipos de exames para o rastreamento do câncer de próstata: a dosagem de PSA (exame de sangue) e o toque retal. O recomendado, segundo o INCA, é realizar os dois exames, pois juntos garantem o diagnóstico precoce em 80% dos casos.

Contudo, um dos aspectos mais preocupantes sobre este tipo de câncer é o preconceito ao realizar o exame, o que leva a mais casos de morte, Por isso, é preciso acabar com o preconceito e se atentar aos fatores de risco.

De acordo com dados do Ministério da Saúde cerca de 13 milhões de mortes por câncer, em 2030, serão registrados em consequência do crescimento e do envelhecimento da população, bem como da redução na mortalidade infantil e nas mortes por doenças infecciosas em países em desenvolvimento.

Ascom CFO