Deputado Silvio Fávero pede cumprimento de Lei 10.659

23 de fevereiro de 2021

Deputado Silvio Fávero pede cumprimento de Lei 10.659

Deputado Silvio Fávero pede cumprimento de Lei 10.659

Em indicação direcionada ao Governo do Estado, o deputado estadual Silvio Fávero destaca a necessidade urgente da atuação de cirurgiões-dentistas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s). A presença dos profissionais é prevista na Lei mato-grossense nº 10.659/2017. O pedido, neste momento, se dá principalmente diante do número elevado de pessoas hospitalizadas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

Silvio Fávero cobra tanto dos hospitais públicos como privados, que “torna obrigatória a prestação de assistência odontológica a pacientes em regime de internação hospitalar no Estado de Mato Grosso”. 

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Sandro Stefanini, ressalta que centenas de microrganismos, dentre eles, bactérias, fungos e vírus estão presentes na boca das pessoas. Muitos deles têm potencial para desenvolver doenças que podem ocasionar alterações em outras partes do organismo, como infecções cardíacas. 

“No caso de indivíduos saudáveis, o hábito de manter a saúde bucal, por meio da escovação e uso do fio dental, possibilita o equilíbrio bucal e o controle dos microrganismos presentes na boca. Porém, se um paciente está internado em um hospital, sem condições de manter essa higiene bucal haverá um desequilíbrio entre os tecidos bucais e os microrganismos presentes. Além do mais, o paciente encontra-se com o sistema imunológico debilitado e nessas condições, microrganismos que estavam controlados podem representar um grave risco”, alerta o presidente do CRO-MT. 

Silvio Fávero destaca ainda que pacientes hospitalizados muitas vezes encontram-se em ventilação mecânica, quando o oxigênio chega aos pulmões por meio de um tubo, por onde microrganismos bucais conseguem chegar até o pulmão e causar graves pneumonias. “Por isso, é de suma importância que estes pacientes sejam acompanhados por profissionais capacitados que poderá levar ao diagnóstico precoce de uma doença sistêmica em estágio inicial. Em pacientes com a saúde debilitada, pode ser a diferença entre a vida e a morte. Dessa maneira, fica muito clara a importância do cirurgião-dentista integrando a equipe multiprofissional que assiste aos pacientes em ambiente hospitalar”, argumenta Silvio Fávero.

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp