CRO sedia II Reunião de Coordenadores de Saúde Bucal de MT
CRO sedia II Reunião de Coordenadores de Saúde Bucal de MT

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) sediou, na sexta-feira, dia 11 de agosto, a II Reunião de Coordenadores de Saúde Bucal do Estado de Mato Grosso, no Auditório sede do Conselho.
A ação é uma realização da Coordenadoria de Saúde Bucal (COSABU), da Superintendência de Atenção à Saúde Primária (SAS), da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e da Saúde Digital-MT, representado pela Dra. Andrea Coelho e sua equipe, bem como contou com a atuação em parceria do CRO-MT.
Com objetivo de discutir a realidade da saúde bucal em Mato Grosso, o encontro contou com mais de 100 participantes. Compuseram a mesa de abertura a Coordenadora Saúde Bucal de MT, Dra. Andrea Coelho; a Presidente do CRO-MT, Dra. Wânia Dantas; a Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo da Cruz, a Secretária Executiva da Saúde da SES-MT, Kelluby de Oliveira; Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) Sérgio Ricardo, que representou a Corte de Contas e seu Presidente, conselheiro José Carlos Novelli.
Programação da Reunião
Em sua fala de abertura e depois na palestra “Papel do CRO-MT na fiscalização de saúde bucal no serviço público”, a Presidente do Conselho destacou que “foram convidados coordenadores e profissionais para falar da realidade da saúde bucal e, juntos, alinharmos a oferta do serviço à comunidade”. Dra. Wânia Dantas ressaltou ainda que “esse é um encontro de fortalecimento e valorização da classe. O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso, nesse momento, coloca-se como parceiro para fazer essa ponte entre gestores estaduais, municípios e profissionais, respeitado as peculiaridades de cada região”.
Além desse tema, durante o dia também palestraram consultora e técnica da Coordenadoria Geral de Projetos e Inovação do APS do Ministério da Saúde, Viviane Loiola Lacerda, que falou sobre “O uso dos sistemas de informação em saúde da APS no contexto de saúde bucal”. Depois foi a vez de Doralice Severo da Cruz, que falou sobre a “Implementação da Política Nacional de Saúde Bucal”. O tema “Reorganização do Serviço em Saúde Bucal” foi abordado por Marco Manfredini (CFO). Na sequência, foi apresentado Aplicativo Teleodontologia, por Pablo Berticelli (COSABU/SES) e Diurianne França (Telessaúde/SES). Finalizando, e a Dra. Samara Valêncio (ABOMT) debateu a “Formação de ASB e TSB e suas competências na ESB”.
A presidente do CRO-MT e a Coordenadora de Saúde Bucal da SES-MT destacaram a importância dos temas e discussões, que contribuirão na excelência dos atendimentos em saúde bucal em todo o Estado, considerando a extensão e as peculiaridades de cada região.