CRO-MT solicita esclarecimentos ao prefeito de Cuiabá
CRO-MT solicita esclarecimentos ao prefeito de Cuiabá

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) torna pública sua indignação e reprovação às declarações do prefeito Abílio Brunini, proferidas em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (13.11), nas quais dirigiu considerações injustas aos profissionais da odontologia de Cuiabá, insinuando práticas que não condizem com a ética e a realidade da categoria.
É necessário esclarecer que, em 2024, foi realizada uma ampla fiscalização na rede pública municipal, refeita no início de 2025, cujo diagnóstico completo, incluindo um relatório detalhado da estrutura e das condições de trabalho, foi entregue ao prefeito e à Secretaria Municipal de Saúde; solicitando providências efetivas para corrigir os problemas apontados.
Em sua fala, o prefeito também mencionou que “cada atendimento odontológico custaria cerca de R$ 2.000 ao município”. Afirmações essas que não refletem a realidade técnica e operacional da odontologia pública. Por isso, entendemos que é fundamental abrir um espaço de diálogo transparente e construtivo.
Diante da gravidade das declarações, o CRO-MT convoca o prefeito Abílio Brunini e a Secretaria Municipal de Saúde para comparecerem ao auditório do Conselho, a Casa do Cirurgião-Dentista, em data a ser definida, a fim de esclarecer publicamente suas falas e apresentar as medidas adotadas pela administração municipal quanto aos apontamentos apresentados pelo Conselho, após fiscalização nas unidades de saúde.
O encontro será com portas abertas para todos os cirurgiões-dentistas de Cuiabá, sendo uma oportunidade para que o gestor municipal preste contas e para que a categoria contribua com informações técnicas, visando soluções efetivas para a melhoria da saúde bucal da população e zelo pelo prestígio da odontologia.
O CRO-MT reafirma seu compromisso com a transparência, o diálogo institucional e a valorização dos profissionais que atuam na rede pública.