CRO-MT promove palestra de prevenção contra o câncer bucal

01 de dezembro de 2022

CRO-MT promove palestra de prevenção contra o câncer bucal

CRO-MT promove palestra de prevenção contra o câncer bucal

Na última quarta-feira (30), o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO - MT), em parceria com a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde, realizou palestra de ‘Capacitação em prevenção e diagnóstico precoce ao Câncer de Boca’.

A palestra foi ministrada pelo professor Associado de Patologia Básica e Patologia Bucal na UFRGS, Teleconsultor em Estomatologia do Programa de Telessaúde/RS, e Doutor em Patologia Bucal pela UFRGS, Dr. Vinícius Coelho Carrard. 

O evento teve como objetivo reforçar a importância do diagnóstico precoce como fator primordial para a cura da doença, representando 95% de chance, já que, a partir da identificação dá-se início a um tratamento oncológico menos agressivo.

“A gente percebe, e não só no Brasil, uma grande dificuldade por parte do clínico geral em fazer o reconhecimento das doenças que se manifestam na boca, e uma delas é o câncer. Isso acaba resultando em um diagnóstico tardio, e consequentemente uma alta taxa de mortalidade pela doença”, afirmou o Dr. Vinícius Coelho Carrard.

Ainda segundo o palestrante, a capacitação dos cirurgiões-dentistas da rede pública, é imprescindível para passem a fazer o reconhecimento das lesões de maneira precoce, e com isso, os pacientes recebam tratamentos menos agressivos e com mais possibilidades de cura.

A odontóloga especialista em Cirurgia bucomaxilofacial e representante do CRO-MT no evento, Ana Paula Barbosa, destacou a principal expectativa das ações da campanha. “Sendo um dos países que mais perdem a luta contra a doença, é extremamente importante capacitarmos o cirurgião dentista da rede pública, para que possa diagnosticar o Câncer de Boca, aumentando assim as ações de prevenção para que a doença não chegue ao estágio avançado”.

A integra da palestra está disponível no link. Abertura: Palestra sobre Câncer Bucal CRO-MT/SES

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp