CRO-MT promove o ‘Agosto Lilás’

09 de agosto de 2022

CRO-MT promove o ‘Agosto Lilás’

CRO-MT promove o ‘Agosto Lilás’

O Conselho Regional de Odontologia chama atenção para uma campanha de extrema importância para com a segurança das mulheres: o Agosto Lilás.

O cirurgião-dentista pode ajudar as vítimas ao perceber sinais de violência doméstica. “Durante um tratamento odontológico é possível observar o comportamento da paciente e os sinais físicos decorrentes da violência. Nós possuímos a responsabilidade ético-legal de denunciar às autoridades competentes os casos de violência que identificarmos, por meio de uma notificação compulsória, atentando sempre para o sigilo profissional” argumentou Dra. Wânia Dantas, presidente do CRO-MT

Agosto é dedicado à campanha por ser o mês em que é celebrada a Lei Maria da Penha, sancionada no dia sete, em 2006. A Lei é uma homenagem à mulher que ficou paraplégica em consequência das agressões do marido e que se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica.

Conforme o Art. 2º da lei, “Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social”.

“As mulheres sofrem violência dentro de suas próprias casas, muitas vezes as agressões se estendem por anos e, nesse período, o agressor vai destruindo tudo que ela construiu para si, inclusive a visão que elas têm de si mesmas”, concluiu Dra. Wânia.

Estatística 

Em 2020, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá registrou de janeiro a dezembro de 2020, mais de 2 mil atendimentos a mulheres em Cuiabá. No mesmo período, em 2019, a DEDM registou 3.022 atendimentos. 

Apesar da redução de aproximadamente 32%, é importante lembrar que 2020 foi o início da pandemia de Covid-19 que com a ordem de isolamento social fez com que vítimas de agressão doméstica ficassem mais tempo dentro de casa com seus agressores, o que impossibilitou as denúncias. 

Denuncie

Existem tipos de violência doméstica e familiar, que são: violência física, violência psicológica, violência sexual, violência patrimonial e violência moral.

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O número é mesmo para todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países

O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento

A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. 

Cadastre e receba nossa
Newsletter