CRO-MT participa de 1º webnário do SB Brasil 2020

02 de agosto de 2021

CRO-MT participa de 1º webnário do SB Brasil 2020

CRO-MT participa de 1º webnário do SB Brasil 2020

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) participou no dia 30 de julho do 1º webnário da região Centro-Oeste, referente à pesquisa nacional de saúde bucal “SB Brasil 2020”. O levantamento trata-se de um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira.  

Os quatro grandes levantamentos nacionais, realizados em 1986, 1996, 2003 e 2010, foram relevantes para a construção de uma base consistente de dados relativos ao perfil epidemiológico de saúde bucal da população brasileira.  

Neste ano, o Ministério da Saúde realizará o quinto levantamento epidemiológico, quando serão examinadas aproximadamente 50 mil pessoas em várias regiões do país. É por meio desta pesquisa que será possível identificar as doenças mais prevalentes, como a cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições da oclusão, traumatismo dentário e impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida, entre outros aspectos.  

De acordo com a conselheira do CRO-MT, dra. Christianny Carvalho, o objetivo do projeto SB Brasil 2020 é proporcionar à gestão do SUS informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal, nas esferas nacional, estaduais e municipais.

“Esta pesquisa é fruto da parceria do Ministério da Saúde com universidades brasileiras. Neste ano, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) conduzirá o levantamento epidemiológico articulado à Coordenação-Geral de Saúde bucal (CGSB/Desf/Saps/MS), com apoio de secretarias estaduais e municipais de saúde, instituições representativas da Odontologia, universidades e institutos de pesquisa em saúde pública”, explica Christianny.  

Inicialmente, o levantamento estava previsto para ocorrer em 2020, entretanto, decorrente da pandemia, a fase de coleta de dados foi adiada. Este levantamento ocorrerá em 422 municípios, sendo estes 395 municípios do interior somadas as 26 capitais e o Distrito Federal. 

Em MT a pesquisa será realizada em 17 municípios:

Apiacás  

Barra do Garças  

Cuiabá

Poconé

Várzea Grande

Cáceres

Curvelândia

São José dos Quatro Marcos

Campo Novos do Parecis

Ipiranga do Norte

Lucas do Rio Verde

Sinop

Sorriso

Juína

Nova Nazaré

Primavera do Leste  

Rondonópolis

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp