CRO-MT lança cartilha sobre Odontologia e gravidez
CRO-MT lança cartilha sobre Odontologia e gravidez

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) lançou neste mês de julho a cartilha “Pré-natal odontológico”. O material é gratuito e pode ser acessado no site da autarquia. O objetivo é que tanto profissionais da saúde como mulheres que estão grávidas ou pretendem engravidar possam se informar sobre a importância de procurar um cirurgião-dentista durante a gestação.
Concebida dentro do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Hospitalar do Hospital Geral, em Cuiabá, a cartilha contou com a participação da equipe de Odontologia para sua elaboração. “A idealização da mesma partiu do então residente Thyago Munoz, juntamente com a coordenadora de Odontologia do programa de residência , Carolina Vilarinho, tendo a colaboração dos professores da Faculdade de Odontologia da Universidade de Cuiabá (UNIC) Luiz Evaristo Volpato, Andreza Aranha, Alexandre Meireles Borba e da doutoranda Natalia Santaella, além de mim”, descreve a PROFESSORA, uma das autoras, Ana Thereza Sabóia.
A cartilha conta com dez capítulos e tem uma linguagem fácil e acessível, além de elucidar temas de relevância para pacientes e profissionais. “A cartilha É um material educativo, que foi elaborado e direcionado para gestantes e profissionais da área da saúde. Uma de suas principais metas é sensibilizar a mulher gestante ou que planeja engravidar e seu núcleo familiar quanto a importância da saúde bucal durante a gestação, como também após o nascimento do bebê, esclarecendo dúvidas e derrubando mitos arraigados que envolvem o atendimento odontológico da gestante” explica Ana Thereza.
Do ponto de vista profissional, a professora também lembra que muitas vezes há barreiras no atendimento do cirurgião-dentista para com as pacientes gestantes que o manual vem esclarecer. “Muitas vezes a gente observa essa barreira no atendimento vindo dos próprios profissionais. Assim, este também é um material educativo para colaborar no aprimoramento de informações da própria classe odontológica”, completa.
Já para as mães e família, a cartilha reforça, por exemplo, que os primeiros mil dias de uma criança são fundamentais para determinar sua saúde. “Muitos estudos apontam para a importância nos cuidados destes primeiros mil dias. Ou seja, desde a concepção da criança até os dois anos de idade. E por quê? Porque sabe-se atualmente que hábitos e atitudes adotados nesta fase refletem no futuro deste indivíduo e impactam, positiva ou negativamente em sua saúde ao longo da vida. Então a cartilha é fundamental tanto para a gestante quanto para o bebê”, finaliza.
O download da cartilha pode ser feito clicando aqui.