CRO-MT implanta programa “Papel Zero”

25 de julho de 2022

CRO-MT implanta programa “Papel Zero”

O CRO-MT iniciou o projeto piloto de implantação do programa “Papel Zero”. Com o apoio de servidores do Conselho Federal de Odontologia, idealizador do projeto, a ação tem como objetivo mudar o sistema do Conselho para o digital, a fim de eliminar a utilização de documentos impressos.

A utilização do papel em grandes quantidades, ainda faz parte da cultura de várias empresas. Isso ocorre muitas vezes em função da burocracia ou mesmo do hábito de manusear o documento. Por outro lado, há alguns anos vem-se criando políticas do uso consciente do papel. As organizações sentindo os benefícios reais, migrando para o digital.

"Com o desenvolvimento deste programa, que tem como ponto de partida o Conselho de Mato Grosso, esperamos reduzir a necessidade da presença física dos processos, substituindo por processos na sua grande maioria eletrônicos, e, desta forma, aumentar a agilidade no atendimento, na resposta às solicitações, além de gerar economia e contribuir com o meio ambiente", disse a presidente do CRO-MT, Dra. Wânia Dantas.

A tendência é que cada vez mais o mercado sinta confiança em substituir o papel e partir para as plataformas digitais, bem como entender melhor a necessidade de poupar recursos do meio ambiente.

O projeto Papel Zero é a solução encontrada pelo Conselho Regional de Odontologia para eliminar o papel no trâmite diário, visando a redução de custos, organização do ambiente de trabalho, segurança das informações, e a preservação do meio ambiente.

Com a implantação do programa foi necessário atualizar o método de armazenamento de documentos fiscais, fornecendo treinamentos para os profissionais responsáveis da área.

“Sabemos que não vamos conseguir eliminar 100% do papel, mas a expectativa é a redução drástica nisso. A implantação dos novos processos vai ajudar muito a nossa atividade. ”, disse o Gerente de TI do CRO-MT, Elton Gomes, minutos depois de assinar digitalmente um documento.