CRO-MT apoia Dia Mundial sem Tabaco
CRO-MT apoia Dia Mundial sem Tabaco

A campanha Maio Vermelho alusiva, entre outros temas, ao Dia Mundial sem Tabaco é apoiada pelos 191 países membros da ONU e tem como objetivo central alertar a sociedade para a epidemia do tabagismo e de suas derivadas e evitáveis doenças e mortes.
O tabagismo, no Brasil, é responsável por mais de 120 mil vidas perdidas por ano, podendo ser a causa principal de mais de cinquenta doenças. Na luta contra esses males, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou, em 1987, o Dia Mundial sem Tabaco celebrado no 31 de maio.
Uma das enfermidades mais comuns causadas pelo tabaco é o câncer de boca, que afeta lábios e o interior da cavidade oral do indivíduo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 15 mil novos casos sejam diagnosticados esse ano.
O CRO-MT apoia o movimento Maio Vermelho, com o intuito incentivar cirurgiões-dentistas e demais profissionais da saúde a falar sobre os prejuízos do tabagismo e risco do câncer de boca para que assim, possam levar à população informação sobre prevenção, diagnóstico precoce e suporte durante o tratamento oncológico.
Para diminuir os riscos da doença é recomendável que evite ou reduza o consumo de fumo e de álcool, mantenha uma boa higiene bucal, faça uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, e visite o dentista regularmente.