CRO-MT apoia campanha nacional Janeiro Branco

18 de janeiro de 2021

CRO-MT apoia campanha nacional Janeiro Branco

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) apoia, por mais um ano, a campanha Janeiro Branco. A ação visa alertar tanto aos profissionais da área como a população em geral sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, principalmente em um cenário com desafios diferentes, provocados pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

A campanha é mundial e visa reforçar, ainda mais neste começo de ano, a importância da prevenção ao adoecimento emocional. O Brasil, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), é o país mais ansioso do mundo e o quinto com o maior número de casos de depressão.

“É importante que uma autarquia pública, que representa profissionais da área de saúde, como é o caso CRO-MT, esteja sempre atento a pautas tão relevantes como o Janeiro Branco. Quanto mais pessoas divulgarem, mais pessoas estarão atentas, tanto para ajudarem ao próximo como para perceberem se há algo fora do comum em suas rotinas”, explica o presidente do Conselho em Mato Grosso, Sandro Stefanini.

Neste ano, a campanha foi intitulada de “Pacto pela saúde mental: todo cuidado conta”. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o trabalho desenvolvido pela categoria na linha de frente contra o COVID-19, o distanciamento social, a fragilização da saúde financeira e o luto familiar são fatores que podem impactar, sobremaneira, a qualidade de vida e a felicidade desses profissionais.

O presidente do CFO, Juliano do Vale, reforça que o cuidado com a saúde precisa ser universal, o que recai profundamente aos cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em Saúde Bucal que lidam diariamente no combate à pandemia. “Nós, profissionais de Odontologia, completamos 10 meses de protocolos odontológicos específicos contra o coronavírus, em respeito à vida da população. Esse trabalho precisa de uma base sólida na saúde mental para tomada de decisão desde o consultório clínico até a liderança frente aos órgãos de fiscalização sanitária. É um trabalho conjunto, integrado e, sobretudo, humano. Todo cuidado conta”, destacou.

Com informações do CFO.