CRO-MT adere à campanha Julho Laranja

15 de julho de 2020

CRO-MT adere à campanha Julho Laranja

CRO-MT adere à campanha Julho Laranja

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) apoia ao Julho Laranja neste ano de 2020. A campanha nacional foi criada com o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre os cuidados ortodônticos precoces e como a prevenção de problemas de oclusão dentária (posição dos dentes e dos maxilares) é importante. 

“A partir dos 5, 6 anos de idade os pais devem levar as crianças para uma consulta com um Ortodontista. Este profissional, juntamente com o odontopediatra, é responsável por acompanhar, observar e guiar todo o processo das trocas dentárias e o crescimento e desenvolvimento da face. Algumas más oclusões apresentam elevada complexidade terapêutica e elevada instabilidade quando se perde a janela de oportunidade para tratamento na infância”, alerta o tesoureiro do CRO-MT a frente da campanha e cirurgião-dentista, Ortodontista, Professor Roberto Maia de Almeida.

Conforme a cirurgiã-dentista, Ortodontista, professora e doutora, Denise Caffer, também na organização da ação em Mato Grosso, o acesso aos tratamentos odontológicos mais complexos no país ainda é escasso, o que reforça a importância da prevenção e a campanha Julho Laranja. 

“O lema da campanha é ‘Cuidados precoces, sorriso para toda vida’ exatamente porque sabemos que não está ao alcance de muitos brasileiros estes tratamentos, ainda que o Brasil seja um dos países com o maior número de cirurgiões-dentistas do mundo. Então, por sermos um país em desenvolvimento na melhoria do atendimento em saúde bucal, a prevenção se torna essencial. Prevenir é simplificar. Incentivar a prevenção é mais simples e economicamente recompensador.  Por isso, a conscientização da população é tão importante”, completa Denise. 

Também a frente da organização da campanha em Mato Grosso, o cirurgião-dentista, Ortodontista, Rogerio Manna afirma que o Julho Laranja é uma ação social mundial, livre e espontânea em prol da saúde bucal, prevenção e correção facial. “A campanha também chama atenção sobre apneia do sono infantil. Além disso, é importante que nós, cirurgiões-dentistas, principalmente ortodontistas e odontopediatras, como formadores de opinião, possamos conscientizar sobre a importância dos cuidados precoces para minimizar problemas futuros. A população precisa conhecer os benefícios do tratamento preventivo”, pontua.

Manna também lembra que o Governo Federal e o Congresso Nacional têm apoiado a campanha por meio de iluminação em suas fachadas. Em Mato Grosso, o CRO-MT também tem iluminado a fachada em apoio. 

APOIO IRRESTRITO – O cirurgião-dentista, Ortodontista, Roberto Maia, reforça que a autarquia apoia campanhas como o Julho Verde e o Julho Laranja por estar em seu escopo ser um órgão de orientação. 

“Toda ação de caráter sério que envolva a Odontologia, que tenha na sua essência de atuação a orientação e a melhoria na vida da sociedade, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso sempre apoiará. Sem dúvidas, o Julho Laranja é uma ação que merece toda nossa dedicação”, pontua.

EDUCAÇÃO PERMANENTE – Além do apoio ao Julho Laranja, o CRO-MT promove um bate-papo por meio de seu programa de Educação Permanente com a palestrante Daniela Garib. Ela é professora associada de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru, do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo. 

O encontro ocorrerá por meio da plataforma Zoom nesta quarta-feira (15), às 19h de Mato Grosso, de forma gratuita. Como tema, está “Campanha Julho Laranja: Cuidados Precoces, Sorrisos para Toda Vida. 

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp