CRO autua em Peixoto de Azevedo profissional sem registro

08 de dezembro de 2023

CRO autua em Peixoto de Azevedo profissional sem registro

CRO autua em Peixoto de Azevedo profissional sem registro

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), por meio da Delegacia Regional de Sinop, autuou suposto dentista, com a inicias L.A.B, no município de Peixoto de Azevedo (673 km de Cuiabá), por exercício ilegal da profissão. O flagrante aconteceu na segunda-feira (04.12).

O homem atendia pacientes em um consultório odontológico do município quando a equipe de fiscalização chegou ao local. Durante a diligência foram encontrados um jaleco, um carimbo, cartões de visitas e ainda um bloco de atestados.

A ocorrência foi registrada após a delegacia receber denúncia sobre a emissão de atestados falsos na cidade pelo cidadão que vinha atuando sem o registro profissional no Conselho e sem comprovação de habilitação técnica, o que configurara exercício ilegal.

Foram conduzidos para a delegacia o "falso" profissional, pacientes e a secretária do consultório para serem ouvidos. A prisão preventiva foi realizada e o suspeito responderá pelo exercício ilegal reincidente e falsidade Ideológica.

De acordo com a Lei 5.081/66, o exercício da Odontologia somente pode ser praticado por Cirurgião-Dentista devidamente habilitado, que possua diploma de graduação e registro no respectivo Conselho Regional de Odontologia. A punição é de detenção de seis meses a dois anos, podendo ser cumulada à penalidade de multa.

“A fiscalização do exercício da Odontologia realizada pelo conselho é de extrema importância visto que protege e resguarda a população. Vale lembrar que em 2023 realizamos o maior número de diligencias de fiscalização de toda história do CRO-MT” afirmou Dra. Wânia Dantas presidente do CRO-MT.

Como fazer uma denúncia

Para denunciar, acesse o portal www.cromt.org.br clicando em “Denúncias”, e leia as instruções sobre o tipo de denúncia a ser feita. Em seguida, clique em “Próximo”, escolha a opção “Denúncia Anônima”, e siga com o processo. 

Nas informações referentes ao local selecione o CRO-MT, e confirme o endereço da sede de Cuiabá. Depois, no campo de informações do profissional, pesquise o nome do profissional que deseja fiscalizar, assim como o CPF do usuário. 

Por fim, descreva a ocorrência que deseja registrar, se necessário anexe um documento e clique em concluir. Pronto, sua denúncia foi registrada, e caso queira fazer um outro registro basta clicar em nova denúncia e repetir o processo.

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp