CRO acompanha resultados da intervenção na Saúde em Cuiabá

25 de maio de 2023

CRO acompanha resultados da intervenção na Saúde em Cuiabá

Passados 70 dias da intervenção, a Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) Dra. Wânia Dantas recebeu na manhã desta quarta (24), a Coordenadora Técnica de Saúde Bucal de Cuiabá Dra. Christianny Carvalho e a Coordenadora Estadual de Saúde Bucal Andrea Coelho para tomar conhecimento dos avanços e dos problemas sanados nas unidades básicas de saúde com atendimento odontológico.

A coordenadora de Saúde Bucal de Cuiabá afirmou que os profissionais de sofrem há anos com a precariedade do serviço, com a falta de insumos e equipamentos sucateados. Ela relatou que após início da intervenção, foi feita uma compra emergencial com 53 tipos de produtos e insumos básicos, tais como; materiais restauradores de uso diário, soro fisiológico, entre outros.

A Coordenadora destacou ainda que das 169 cadeiras equipo odontológicas, cerca de 120 estavam danificadas e sem funcionar. Com isso, inúmeros pacientes deixaram de ser atendidos diariamente. Após os 70 dias da intervenção 82 cadeiras já foram consertadas e devolvidas para o atendimento. Atualmente 131 cadeiras estão disponíveis para atendimento.

“Os relatórios de fiscalização do CRO-MT serviram de guia, para identificarmos com celeridade os pontos mais críticos”, declarou Christianny Carvalho

Em 2022 o CRO-MT realizou a maior fiscalização da história do Conselho nas UBSs e CEOs, existentes em Cuiabá e em alguns municípios do estado, com intuito de orientar e solucionar os problemas existente. Este ano os fiscais deram início a segunda fase do projeto e estão retornando nas unidades para avaliar se os apontamentos feitos foram solucionados.

A presidente do CRO Dra. Wânia Dantas afirmou que “A intenção do Conselho é ser parceiro, orientar e demonstrar a precariedade no serviço. Nosso principal objetivo é entregar serviço de qualidade para a sociedade e garantir que os profissionais tenham condições adequadas de trabalho”