Cirurgiões-dentistas participam de pesquisa da coronavac

08 de fevereiro de 2021

Cirurgiões-dentistas participam de pesquisa da coronavac

Cirurgiões-dentistas participam de pesquisa da coronavac

Profissionais da Odontologia de Mato Grosso participaram do ensaio clínico da fase três da vacina contra COVID-19 do Instituto Butatan. Realizada em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), coordenado pelo professor Cor Jesus Fontes, o estudo contou com a participação total de 459 profissionais da saúde. 

“Só podem participar do estudo profissionais da saúde, que tenham registro em conselho de classe e que de alguma forma atendam pacientes com COVID-19. Atualmente já atingimos o número para participantes com 59 anos ou menos. Só estamos incluindo profissionais da saúde com mais de 60 anos. Até aqui contamos com 459 participantes no estudo em Cuiabá. Deste, os profissionais da Odontologia representam 10%”, explica Tiago Rodrigues, professor, infectologista e sub-investigador no estudo da vacina em Mato Grosso.

Conforme os resultados apresentados no Estado, em torno de 14 dias após tomar as duas doses da vacina, com intervalo de 14 a 28 dias entre essas doses, o indivíduo passa a ter 50,4% menos chance de contrair a doença na sua forma assintomática, 78% menos chances de ter a doença leve e 100% menos chances de ter a forma grave ou morrer pela COVID-19.

“O desfecho de evitar formas graves e, principalmente, mortes, é um feito extraordinário para qualquer vacina. A participação dos voluntários é a grande protagonista de tais resultados. Jamais seria possível sem o altruísmo destes”. 

Outro resultado tão importante quanto a eficácia, conforme Tiago Rodrigues, foi o resultado de segurança da vacina. “Não houve nenhum evento adverso grave. Sendo os eventos mais comuns a dor no local da aplicação, cansaço e cefaleia. A vacina, inclusive, é recomendada também para gestantes após os 3 meses de gravidez e para mulheres que estejam amamentando”, completou. 

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp