CFO e CRO-MT entregam prêmio nacional de saúde bucal

26 de março de 2021

CFO e CRO-MT entregam prêmio nacional de saúde bucal

CFO e CRO-MT entregam prêmio nacional de saúde bucal

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), representado por seu tesoureiro Luiz Evaristo Volpato, e o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), por meio de seu presidente Sandro Stefanini, entregaram nesta quinta-feira (25.03) ao município de Juscimeira (170 quilômetros de Cuiabá) a cadeira odontológica fruto do Prêmio Nacional de Saúde Bucal do CFO. 

Pela primeira vez com a categoria macrorregiões, Mato Grosso alcançou o primeiro lugar da Região Centro-Oeste de cidades de até 20 mil habitantes, com Juscimeira, no ano de 2019. A premiação oficial ocorreu no fim de 2019, mas devido à pandemia, a entrega do prêmio ocorreu apenas neste ano. 

Os critérios para a avaliação do CFO foram: financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica, assistência odontológica especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, quadro de pessoal odontológico, remuneração na atenção básica e educação permanente.

O prefeito da cidade, Moisés dos Santos, agradeceu a entrega da cadeira e afirmou que ela significará muito para a população. “Este prêmio é motivo de muita satisfação, significa que nosso município foi reconhecido a nível nacional. E tudo isso é fruto de um trabalho muito bem desenvolvido e planejado por nossa equipe. Queremos compartilhar com toda nossa comunidade. É um orgulho para nossa equipe de saúde”, afirmou.

Coordenadora de saúde bucal e responsável pelo envio das documentações ao CFO, a cirurgiã-dentista Vanina Aguiar complementou que este é o resultado de um trabalho iniciado no ano de 2001 em Juscimeira. “O prêmio é um sonho e o reconhecimento de um trabalho realizado no município desde 2001, com a implantação da primeira equipe de Saúde Bucal e com a mudança de modelo de atenção para um atendimento educativo, preventivo, reabilitador”, afirmou a profissional. 

Para o tesoureiro do CFO, Luiz Evaristo Volpato, o Prêmio Nacional de Saúde Bucal é também uma ferramenta de mudança de cultura entre as gestões municipais no país. “Ele é uma forma de tanto o CFO quanto os Conselhos Regionais reconhecerem os trabalhos que são bem feitos nos municípios. Com isso, a gente acaba estimulando aqueles que estão fazendo um bom trabalho, por meio de um reconhecimento público a continuarem fazendo, e também incentiva aqueles locais que ainda não têm esse trabalho tão avançado a se empenharem para melhorarem. O Prêmio é um excelente recurso para todos se sentirem estimulados. Quem ganha é a população e, claro, a Odontologia”. 

Presidente do CRO-MT, Sandro Stefanini disse estar muito grato por Mato Grosso ter alcançado o primeiro lugar na categoria. “A cadeira é o símbolo de um reconhecimento por parte do Conselho Federal e do Sistema de Conselhos aos municípios e será certamente um instrumento para que a população tenha ainda mais qualidade de vida, por meio da saúde bucal. Ficamos muito felizes e tenho certeza que o prêmio certamente será usado em benefício de muitas pessoas. Juscimeira está de parabéns e serve de exemplo para as demais cidades do país. Que a saúde bucal seja sempre valorizada”, definiu. 

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp