CD’s são capacitados para aplicarem vacina contra Covid-19

CD’s são capacitados para aplicarem vacina contra Covid-19
26 de abril de 2021

CD’s são capacitados para aplicarem vacina contra Covid-19

Os cirurgiões-dentistas lotados no município de Cuiabá estão passando por capacitação para estarem aptos a aplicarem a vacina contra a Covid-19. Vale lembrar que segundo a Lei 5.081/1966, que regulamenta a Odontologia, os profissionais da área podem “prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo indicadas e ainda prescrever e aplicar medicação de urgência”. 

A capacitação tem sido realizada pela Prefeitura de Cuiabá e até o fim desta semana mais de 30 profissionais já passaram pelo processo. Outros cirurgiões-dentistas, conforme assessoria do município, ainda estão em processo de capacitação, que está sendo realizada no Centro de Eventos do Pantanal.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na quinta-feira (22) 16 profissionais foram treinados e na sexta (23) outros 16 passariam pelo mesmo processo. O treinamento está sendo realizado pelas enfermeiras Benedita Egídia de Morais e Paulina Latifa Iamin. Ambas atuam na Vigilância Epidemiológica de Cuiabá.

“Todo processo é delicado. Explicamos com toda calma, paciência e responsabilidade sobre os procedimentos, desde a observação da temperatura da caixa que tem que ficar entre 2 e 8 graus, depois passamos para eles o tempo do frasco da vacina, como manuseá-lo, como manusear a seringa, que é de rosca e precisa ser bem acoplada para não deixar escapar o líquido. Depois explicamos para eles que, ao aspirar as vacinas, o processo tem que ser feito na frente do paciente. Mostramos a eles o local da aplicação, o ângulo da seringa e como deve ser posicionada, depois como colocar o curativo”, disse Benedita.

Para o presidente o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Sandro Stefanini, todo suporte e auxílio que os municípios necessitarem, principalmente neste momento de pandemia, é essencial. “Também é função de nossa autarquia e de nossos profissionais exercerem a profissão em benefício da saúde do ser humano e da coletividade. É nosso dever defender os princípios de políticas públicas de saúde, garantindo a universalidade dos serviços de saúde”, afirma. 

A SMS ressalta que a vacinação em Cuiabá ocorre em quatro polos: Centro de Eventos do Pantanal, Sesc Balneário, de maneira presencial, e no Sesi Papa e UFMT, no sistema Drive Thru.

 

Cadastre e receba nossa
Newsletter