CD's podem auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica

CD's podem auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica
09 de outubro de 2020

CD's podem auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica

Os profissionais da Odontologia da rede municipal de Cuiabá passaram por treinamento nesta última semana sobre violência doméstica e como eles podem ser fundamentais na identificação de casos. O evento foi realizado pelo Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), em parceria com as secretarias municipais da Mulher e de Saúde, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal

De acordo com a secretária interina da Secretaria Municipal da Mulher, Elis Regina Prattes, 30% dos hematomas ou fraturas sofridas pelas vítimas de violência doméstica estão na parte superior do corpo. 

“Ou seja, principalmente no pescoço e no rosto. Assim, a probabilidade desta mulher ter fraturas nos dentes é alta e, por isso, muitas com certeza passarão pelo consultório, na maioria das vezes inventando desculpas. Muitas dizem que caíram ou que bateram em algum lugar. Dificilmente elas vão chegar e dizer que são vítimas de violência”, explica a titular da pasta. 

Exatamente pelo atendimento nestas unidades pública de saúde da Capital é que os profissionais de Odontologia do município receberam o treinamento. “O que estamos fazendo é dando elementos para que os profissionais consigam adentrar este assunto de uma maneira acolhedora, para fazer com que esta mulher se sinta segura e para quem sabe buscar um atendimento. Um outro passo do atendimento é que estes profissionais possam oferecer o Espaço de Acolhimento da Mulher Vítima de Violência, que foi criado neste ano, no HMC (Hospital Municipal de Cuiabá)”, explicou o secretário do CRO-MT, José de Figueiredo. 

Cadastre e receba nossa
Newsletter