Black Friday na Odontologia: O que fere o Código de Ética

22 de novembro de 2022

Black Friday na Odontologia: O que fere o Código de Ética

Black Friday na Odontologia: O que fere o Código de Ética

 

O Código de Ética Odontológico não é específico em relação à proibição de campanhas “Black Friday”, contudo, é importante ter a consciência de que ao cirurgião-dentista é vedado conceder descontos, fazer promoções, dar brindes e promover sorteios. Entende-se com isso que a prática da mercantilização da área é ilegal e pode trazer problemas ao profissional. 

 

“Novembro e dezembro são meses movimentados nos consultórios, isso porque os pacientes buscam tratamentos para estarem prontos para as festas de fim do ano. Nessa época vemos muitas promoções no comércio como a “Black Friday”. No entanto, é importante estar atento ao Código de Ética Odontológico para que não ocorram infrações em publicidade e propaganda”, comenta a Cirurgiã-Dentista e Conselheira e Membro da Comissão de Ética do CROMT, Bárbara Trevisan 

 

Ainda segundo a Dra. Bárbara, os profissionais bem como equipe de publicidade, propaganda e marketing, precisam estar atentos em especial ao segundo o parágrafo do artigo 44, do Código de Ética Odontológico.

 

Ela destaca que entre as ações que constituem infrações éticas constam “a publicidade e propaganda enganosa, abusiva, inclusive com expressões ou imagens de antes e depois, com preços, serviços gratuitos, modalidades de pagamento, ou outras formas que impliquem comercialização da Odontologia”.

 

Utilizar termos como: ‘desconto’, ‘condição especial’, ‘brinde’, ‘sorteio’, ‘ganhe’, ‘concorra’, ‘botox day’, ‘implante day’, ‘clareamento day’, é tido como infração, já que indicam a comercialização dos tratamentos odontológicos. Portanto, fazer publicidade utilizando o termo “Black Friday” é uma violação, visto que o termo se refere a um período de promoção.

 

“Isto é, como a odontologia é um serviço de saúde, promoções como a Black Friday não podem ser aplicadas no consultório odontológico, uma vez que o atendimento não deve ser tratado como mercadoria”, explica a especialista.

 

Apesar de não ser possível trabalhar com o desconto, os cirurgiões dentistas podem aproveitar o período de promoções da Black Friday para investir em novos equipamentos para a clínica, adquirir curso e insumos, por exemplo. Invista em um ambiente confortável e aconchegante, aumentando assim as chances de atrair e fidelizar ainda mais os clientes, de maneira correta, ética, segura.

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp