Atendimentos de pacientes especiais é tema do Chame o CRO

10 de julho de 2020

Atendimentos de pacientes especiais é tema do Chame o CRO

Atendimentos de pacientes especiais é tema do Chame o CRO

A quinta edição on-line do projeto “Chame o CRO” reuniu cerca de 70 participantes na noite desta quinta-feira (09). O tema, intitulado “Atendimento de pacientes especiais: apresentando e discutindo casos clínicos”, foi conduzido pelo cirurgião-dentista, doutor em Odontopediatria e atual tesoureiro do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Luiz Evaristo Volpato. 

O evento foi organizado pela Delegacia Regional do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) de Barra do Garças, por meio de sua delegada Twigg Mitsue Daltro Hayashida. “A cada novo ciclo me surpreendo com o alcance do projeto. Temos conseguido agregar novos participantes da nossa região, de outros estados e de outras instituições. O professor Luiz Evaristo Volpato abordou com excelência o tema, desmistificando o assunto e plantando uma sementinha de amor por essa área da Odontologia”, afirma a cirurgiã-dentista. 

O Chame o CRO contou também com a parceria da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) do município, por meio do projeto “Sorriso levado a sério”, e do curso de Odontologia do Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar). 

Com diversos casos clínicos apresentados, Luiz Evaristo Volpato reforçou a importância de mostrar exemplos e também de tratar de um tema que ainda deixa muitos profissionais em dúvida. “O objetivo foi fazer uma palestra que mostrasse diversos casos clínicos, abordando as particularidades dos pacientes e, ao mesmo tempo, o preparo do cirurgião-dentista para atender pessoas com necessidades especiais. E, quando falo preparo, não falo só do técnico, mas também do emocional e da disposição para uma abordagem humanizada, com foco no respeito às diferenças”, destaca o palestrante.

Cirurgiã-dentista em Barra do Garças e também mãe de Leandro, 15 anos e diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista, Mirian Sanchez Lacerda ressaltou a importância do tema para a classe. 

“Eu achei fundamental a abordagem do tema que o CRO-MT trouxe. E, como mãe, a palestra encheu meu coração de alegria, porque vi que os profissionais têm se interessado pelo assunto. Nós temos no Brasil a lei 13.146, que é a lei da inclusão da pessoa com deficiência. No entanto, é válido lembrar, que quando falamos em inclusão, não podemos pensar só em inclusão escolar. Como profissionais da saúde, temos que pensar na integralidade, temos que pensar como um todo: na escola, na família e na sociedade. Nós, profissionais, precisamos nos capacitar e aprender a lidarmos bem, para tratar estes pacientes de forma igualitária”, diz a profissional. 

Já a estudante de Odontologia Brenda Sâmylla, aluna do sexto semestre do Univar, ponderou que o tema abre novas discussões e possibilidades em sua carreira. “Gostei muito do tema e do conteúdo. Foi excelente mostrar estes casos clínicos, porque são pacientes que necessitam de uma atenção especial e muitas pessoas por vezes as deixam de lado nestas discussões. A ação do CRO-MT foi muito importante para nós, futuros profissionais”, completa. 

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp