Assinatura digital na Odontologia cresce na pandemia

23 de fevereiro de 2021

Assinatura digital na Odontologia cresce na pandemia

Assinatura digital na Odontologia cresce na pandemia

O serviço de assinatura digital na Odontologia tem apresentado crescimento desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com levantamento do Conselho Federal de Odontologia (CFO), houve um crescimento de 93% nas emissões online (downloads) de atestados, pedidos de exames, prescrição e dispensa de medicamentos para uso no atendimento odontológico em todo o Brasil, no mês de janeiro. 

A assinatura digital é uma modalidade possibilitada pelo CFO, que criou portal específico para que os profissionais da área solicitem ou entendam mais sobre o tema. Conforme a autarquia, houve um crescimento de 97% dos acessos de usuários, tanto no Brasil, como em países como Estados Unidos, Canadá, Portugal, Bolívia e Paraguai.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Sandro Stefanini, em um momento como o vivido no ano passado, foi preciso buscar formas para que os trabalhos continuassem. “A pandemia nos mostrou que é preciso adaptação e, neste caso, a assinatura digital veio reforçar esta possibilidade. Por meio deste serviço, os profissionais podem definir formulários de prescrição, atestado, solicitação de exames e relatórios para que possam ser validados eletronicamente”, destacou. 

No portal criado pelo CFO estão disponíveis informações sobre o certificado digital, a validação dos documentos odontológicos, o funcionamento na rotina de trabalho, entre outros detalhes fundamentais no processo de adesão e usabilidade. Nesse trabalho, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) é o responsável nacional por assegurar a autenticidade e a integridade dos documentos emitidos em versão digital ou eletrônica, assinados com a certificação no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). 

O CFO também ressalta que a assinatura digital possui a mesma segurança e validade legal da assinatura física de próprio punho. A facilidade melhora, inclusive, a relação entre o Cirurgião-Dentista e o paciente, com a certeza que os documentos podem tramitar de forma digital, com garantia de autenticidade e aceitabilidade e sem a possibilidade de adulterações ou falsificações.

CLIQUE AQUI e confira o Guia de Esclarecimento sobre a assinatura digital.

CLIQUE AQUI e acesse o portal da Prescrição Eletrônica.

CLIQUE AQUI e conheça o portal de validação de documentos digitais do ITI.

CLIQUE AQUI e confira a live sobre o uso da Assinatura Digital na Odontologia.

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp