8 de Março - Dia Internacional da Mulher

08 de março de 2023

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

A comemoração do Dia Internacional da Mulher enfatiza a importância e relevância das mulheres no mercado de trabalho. Elas lutam pelos direitos que lhes foram negados durante séculos.

A trajetória das mulheres na Odontologia não é diferente e essas profissionais também buscam por igualdade de direitos e avanços significativos para a valorização delas enquanto profissionais.

A presença das mulheres em cargos de liderança é cada vez mais reconhecida, inclusive em Mato Grosso. Prova disso é o Estado ter o Conselho Regional de Odontologia gerido pela cirurgiã-dentista Dra. Wânia Dantas. “Essa característica de solidariedade, de olhar com olhos de cuidado, e sim, ocupar seu lugar de representatividade e de espaço, prova que somos capazes de gerir e ocupar todo e qualquer cargo contribuindo assim para a excelência de um atendimento odontológico cada vez mais humanizado”, explicou a presidente que está à frente da Instituição que hoje conta com 7.277 mulheres inscritas.

Neste Dia Internacional das Mulheres, o CRO-MT demonstra a sua gratidão e admiração para com todas as cirurgiãs-dentistas, técnicas de saúde bucal, técnicas em próteses dentária, auxiliares em saúde bucal e auxiliares em prótese dentária por todo o trabalho feito em prol da odontologia, tanto na rede privada quanto na rede pública, e que “muito além da representatividade de gênero, essas mulheres possuem papel fundamental na luta por melhores condições de vida e de trabalho, no âmbito social, político e econômico” reforça a presidente do Conselho.

Dia Internacional

A data é um grande marco na história das mulheres na sociedade e não foi escolhida por acaso, já que em 8 de março de 1917, cerca de 90 mil operárias reuniram-se em um protesto na Rússia, onde reivindicavam melhores condições de trabalho e de vida.

Comemorado mundialmente, o Dia Internacional da Mulher marca a luta por melhorias nas condições de trabalho e remuneração equiparada aos homens, direitos iguais, oportunidades de estudo e qualidade de vida mais dignas.