21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

21 de março de 2023

21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

Hoje, terça-feira (21), comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down, em alusão à triplicação dos cromossomos no par de número 21, característico das pessoas portadoras da síndrome.

A data, escolhida pela organização britânica Down Syndrome International, está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de conscientizar a população sobre a necessidade de inclusão, e a importância da luta pelos direitos igualitários.

A Síndrome não é uma doença, e sim uma alteração genética causada por uma divisão celular atípica durante a divisão embrionária, que resulta em um par a mais no cromossomo 21, chamada trissomia. 

A presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso, Dra. Wânia Dantas, ressalta que “o profissional odontopediatra possui um papel fundamental na vida de crianças com a síndrome, considerando que elas costumam apresentar características orais singulares, assim como limitações motoras e cognitivas, tornando-as mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças orais”

As principais alterações bucais são: atraso e/ou alteração na ordem de erupção (nascimento) dos dentes; manifestação de anomalias de forma (menores) e/ou de número (a mais ou a menos); tendem a apresentar mais gengivite (gengiva inflamada) e doença periodontal (estruturas de sustentação dos dentes ficam alteradas); a hipotonia facial (pouco tônus muscular) – o palato (“céu da boca”) estreito e profundo.

Vale enfatizar que não há relação entre as características físicas e um maior ou menor comprometimento intelectual - o desenvolvimento dos indivíduos está intimamente relacionado aos estímulos e aos incentivos que recebem, sobretudo nos primeiros anos de vida, e a carga genética herdada de seus pais, como qualquer pessoa.

 

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp