Câmara homenageia pioneiros do Centro de Odontologia para Pacientes Especiais

04 de abril de 2017

Câmara homenageia pioneiros do Centro de Odontologia para Pacientes Especiais

Câmara homenageia pioneiros do Centro de Odontologia para Pacientes Especiais

Profissionais de saúde que foram pioneiros na implantação do Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) foram homenageados pela Câmara Municipal de Cuiabá em sessão solene realizada nesta segunda-feira (3).

 

O evento marcou as comemorações do Dia Mundial do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Luiz Evaristo Ricci Volpato, foi um dos profissionais que recebeu a Moção de Aplausos do legislativo municipal.

 

“A Câmara foi muito feliz em realizar essa sessão especial para tratar de um tema tão importante, como o Autismo. Essa é uma condição que afeta não apenas o próprio paciente, mas toda a família. A assistência odontológica a pacientes autistas exige que os profissionais tenham atenção especial para realizar um atendimento individualizado”, diz o presidente do CRO-MT.

 

A moção foi idealizada pelo vereador Marcelo Bussiki (PSB), que vê a prática da política de inclusão social de acesso às pessoas especiais ao tratamento de saúde bucal, com excelência de qualidade, um avanço na sociedade. “A ampliação das condições de acesso aos pacientes com necessidades especiais deve ser reconhecida”, ressalta.

 

O Ceope oferece serviços de média e alta complexidade no diagnóstico e assistência bucal completa, incluindo a necessidade de também realizar diagnóstico de câncer bucal, se tornando referência para o Centro-Oeste. O Ceope oferece também tratamento de lesões bucofaciais e serviços na área de prevenção.

 

Além de dentistas, foram homenageados Técnicos de Saúde Bucal (TSBs) e Auxiliares de Saúde Bucal (ASBs), além de assistentes sociais e pais engajados na causa de conscientização e defesa dos direitos de pessoas autistas.

 

CEOPE – O Ceope conta com uma equipe multidisciplinar composta por cirurgião dentista, assistente social, enfermeiro, cardiologista, fisioterapeuta, psicólogo, técnicos em saúde bucal e técnicos de enfermagem.

 

O Centro oferta serviços com as especialidades de odontologia geral, dentística, endodontia, periodontia, odontopediatria, prótese, cirurgia bucomaxilofacial, diagnóstico bucal, patologia bucal, assistência odontológica, coleta de exames laboratoriais, eletrocardiograma sob condicionamento, contenção, monitoramento e sedação em seu centro cirúrgico próprio e em ambiente ambulatorial.

 

CAPACITAÇÃO – Além da atenção odontológica especializada de média e alta complexidade para pessoa com deficiência, o Centro foi criado para ser um núcleo de capacitação profissional e educação continuada voltada ao atendimento desta clientela especial, para os cirurgiões dentistas de Mato Grosso e ser referência na prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões bucais.

 

ZF PRESS - Assessoria de Imprensa CRO-MT

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp