CFO anuncia novas medidas para auxiliar na contenção do coronavírus

16 de março de 2020

CFO anuncia novas medidas para auxiliar na contenção do coronavírus

CFO anuncia novas medidas para auxiliar na contenção do coronavírus

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) anunciou nesta segunda-feira, dia 16 de março, novas medidas ao Plano de Prevenção contra o Coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença COVID-19. O objetivo é contribuir com as mobilizações de contenção do avanço do contágio e, sobretudo, de preservação da saúde dos profissionais da Odontologia e da sociedade.

O CFO solicitou, via ofício, ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a suspensão das atividades odontológicas na rede pública de saúde, que não sejam comprovadamente de urgência e emergência, em âmbito nacional. Acerca de estabelecimentos privados de saúde, a solicitação é voltada para observação do máximo rigor com os protocolos de prevenção, desinfecção e limpeza dos ambientes, instrumentos e equipamentos, bem como das demais recomendações inerentes ao cuidado relacionado à transmissão do vírus.

Além disso, o CFO disponibiliza a cartilha “Recomendações para Atendimentos Odontológicos em Tempos de Covid-19”, como forma de intensificar os cuidados dos profissionais de Odontologia em pré-consultas e consultas odontológicas. O conteúdo foi elaborado com cooperação técnica da Comissão Especial de Acompanhamento do Novo Coronavírus na Odontologia, do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ) e responsabilidade técnica das Cirurgiãs-Dentistas Águida Maria Menezes Aguiar Miranda (CRO-RJ 19526) e Maria Claudia Vieira Vieira Guimarães (CRO-RJ 19898).

O Presidente do CFO, Juliano do Vale, ressalta que o objetivo é fortalecer ações na rotina clínica odontológica. “É preciso intensificar as ações de combate ao Coronavírus em todo o Brasil, considerando que as atividades odontológicas implicam em contato direto, próximo e demorado entre o Cirurgião-dentista e o paciente. Essa é uma luta de todos nós”, completou.

CLIQUE AQUI e acesse a Cartilha na íntegra.

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp