CRO-MT convoca população a participar de consulta pública sobre saúde bucal no Brasil

08 de janeiro de 2020

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), ao lado do Conselho Federal de Odontologia (CFO), convoca os profissionais da área e também sociedade em geral a participarem da consulta pública que auxiliará na construção de metodologia do 5º levantamento epidemiológico de saúde bucal do país, intitulado de “SB Brasil 2020”.

Realizado pelo Ministério da Saúde, o levantamento ocorre a cada 10 anos e tem como objetivo identificar as principais doenças odontológicas do país e, com isso, aprimorar políticas públicas de saúde bucal. O “SB Brasil 2020” também subsidia a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal de forma municipal, estadual e nacional.

A consulta pública vai até o dia 17 de janeiro e consiste no preenchimento de formulário, que pode ser acessado clicando aqui. Além disso, haverá ao longo de seis meses de 2020, exames bucais, que serão realizados nos domicílios, com aplicação de questionário para avaliar a prevalência e os principais agravos bucais, assim como fatores relacionados à situação socioeconômica, acesso a serviços odontológicos e percepção de saúde.

Conforme o CFO, a expectativa é que cerca de 30 mil brasileiros, de todas as regiões, participem do 5º levantamento epidemiológico.  Neste ano, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) será a instituição executora da pesquisa, articulada à Coordenação Geral de Saúde bucal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (CGSB/Saps). O objetivo desta consulta pública é apropriar-se dos comentários nela inseridos, com a finalidade de aprimorar o SB 2020.