CRO-MT participa de audiência pública sobre fluoretação da água de abastecimento público em Nova Xavantina

30 de outubro de 2019

CRO-MT participa de audiência pública sobre fluoretação da água de abastecimento público em Nova Xavantina

CRO-MT participa de audiência pública sobre fluoretação da água de abastecimento público em Nova Xavantina

Uma audiência pública realizada neste mês em Nova Xavantina, Região Leste de Mato Grosso, discutiu a implantação da fluoretação da água que abastece o município. O encontro teve como objetivo esclarecer à população sobre a importância da presença do flúor na água de abastecimento para a prevenção da cárie dentária e contou com a participação do Conselho Regional de Odontologia (CRO-MT), representado pela cirurgiã-dentista Twigg Mitsue Daltro Hayashida.

A fluoretação da água tornou-se lei no Brasil em 1974 e é uma tecnologia de saúde pública, empregada desde 1945, para prevenção da cárie dentária. Na prática, a água do abastecimento público é utilizada como veículo para o flúor, um elemento químico presente no ambiente, cuja concentração varia conforme o meio (água, ar, solo).

Conforme a cirurgiã-dentista explica, o flúor distribuído pela águade abastecimento quando em contato com os tecidos dentários tendem a formar uma estrutura mais resistente a ação das bactérias causadoras da cárie, que é a doença da cavidade bucal oral de maior prevalência na população brasileira

Durante a audiência, dúvidas relacionadas à, por exemplo, possível toxicidade do flúor foram sanadas pela cirurgiã-dentista. “Tivemos um encontro bastante favorável para implantação do flúor. Agora, o município entrará na fase de estudo para determinar a capacidade de fluoretação da região. A audiência também foi importante para conseguirmos elucidar e eliminar dúvidas da população a respeito da toxicidade do flúor”, avaliou Twigg.

Presidente do CRO-MT, Sandro Stefanini lembra que a luta da entidade é pela qualidade da saúde bucal da população e, portanto, da Odontologia. “Apesar de ser uma lei de mais de 40 anos, algumas cidades ainda não possuem água fluoretada e ficamos felizes de Nova Xavantina ter dado esse passo. Sabemos que os municípios com fluoretação no abastecimento têm melhor índice de controle de cárie e isso significa melhor saúde de forma geral para todos”, pontuou.

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp