NOTÍCIAS

ODONTOLOGIA HOSPITALAR

HCan-MT terá 1ª Jornada de Terapia Intensiva; Odontologia Hospitalar é tema

O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan) recebe nos dias 13 e 14 de setembro a “1ª Jornada de Terapia Intensiva”. O evento é patrocinado pelo Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) e terá como um dos seus pilares o debate sobre a Odontologia Hospitalar.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio deste link. O valor é de R$ 120,00 para profissionais da área de saúde, R$ 80,00 para estudantes e/ou residentes. Grupos a partir de cinco pessoas terão descontos.

Obrigatória em Mato Grosso desde 2017, por meio da lei 10.659, a Odontologia Hospitalar é fundamental quando o tema é terapia intensiva em instituições hospitalares. Por meio dos profissionais da Odontologia, pode-se reduzir quadro de doenças infecciosas dentro de um hospital.

Projetos pilotos em alguns hospitais do Brasil, por exemplo, mostraram a redução de quadros de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) em adultos internados na UTI. Esta redução foi possível exatamente por meio da intervenção de profissionais da Odontologia.

“A prestação de assistência odontológica aos pacientes em regime de internação hospitalar representa ganho para os pacientes e também para os profissionais. Estamos superando as barreiras e preconceitos envolvidos com esse tipo de serviço específico em saúde. Durante a jornada, o tema da Odontologia Hospitalar será mostrado como um vasto campo para dar e receber suporte de outras profissões, buscando sempre um atendimento de qualidade ao paciente”, pontua a cirurgiã-dentista e membro da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-MT, Ana Karina Ticianel.

Ainda, conforme Ana Karina, “a Odontologia atuará na interface da interdisciplinaridade com as outras profissões da área de saúde, atendendo o paciente previamente ou intervindo de maneira específica durante a internação”.

Palestras – Além da Odontologia Hospitalar a 1ª Jornada de Terapia Intensiva contará com a presença de profissionais de Medicina de São Paulo. Dentre eles, está Juliana Franco, do Hospital das Clínicas (USP), que falará sobre a importância do cirurgião-dentista integrando a equipe multidisciplinar nos cuidados da saúde geral do paciente internado.

“A interdisciplinaridade é fundamental em todos os níveis de assistência e envolve toda a equipe profissional, possibilitando ações integradas mais objetivas e eficazes, planejadas em função das necessidades do paciente da saúde geral do paciente internado em hospital ou em homecare”, explica Ana Karina.

Outros palestrantes serão a nutróloga e doutora em Ciências, Melina Golveia Castro e o médico intensivista, Diogo Oliveira Toledo.

Informações – Mais informações a respeito do evento podem ser retiradas pelo site https://app.eventmaster.com.br/event/1auti/site.     

COMENTÁRIOS