CRO-MT lamenta falecimento de médico José Fernando Maia Vinagre

27 de maio de 2019

CRO-MT lamenta falecimento de médico José Fernando Maia Vinagre

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) lamenta o falecimento do médico José Fernando Maia Vinagre, 68 anos, no último sábado (25). O profissional, mais conhecido como Dr. Vinagre, era pediatra e esteve à frente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) entre os anos de 1998 e 2001. O médico também presidiu a Sociedade de Pediatria e fundou a Academia de Medicina do Estado.

Vinagre estava internado há 10 dias na Unidade de Terapia Intensiva na Capital, em estado considerado gravíssimo em razão de apendicite supurada, que ocorre quando o apêndice inflamado é rompido. Pelo quadro, houve infecção generalizada.

Currículo - José Fernando Maia Vinagre nasceu em Cuiabá, em 1951. Solteiro, não teve filhos, formou-se em pediatria na Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ), em 1975. Em Mato Grosso, atuou no Hospital Geral de Cuiabá, além de ter contribuído com os já citados Conselho Regional de Medicina e Sociedade de Pediatria.

Vinagre ainda representou Mato Grosso nacionalmente, quando em 2004 passou a fazer parte do Conselho Federal de Medicina, onde já foi corregedor-adjunto, entre 2006 e 2009. O médico também participou da comissão que revisou o Código de Ética Médica, em vigor desde 30 de abril deste ano. O pediatra estava titular como corregedor do CFM e coordenador da Comissão Nacional do Parto Normal.