CRO-MT, ABO-MT e SINTAUTESB realizam o 5º Encontro dos Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal de MT

23 de maio de 2019

A Câmara Técnica dos Auxiliares em Saúde Bucal (ASBs) e Técnicos em Saúde Bucal (TSBs) do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) realizou no dia 11 de maio o 5º Encontro dos Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal do Estado, o ETA-MT.

O evento foi realizado em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia do Estado (ABO-MT) e o Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal de Mato Grosso (SINTAUTESB-MT) e teve mais de 130 participantes, divididos entre auxiliares e/ou técnicos em saúde bucal e alunos do curso de auxiliar em saúde bucal ofertado pela ABO.

A programação ocorreu durante todo o dia e foi divida em dois momentos. Pela manhã, os presentes contaram com duas palestras. A primeira, sobre Odontologia Hospitalar, e teve como facilitadores os profissionais cirurgiões-dentistas Bruno Augusto B. Matos e Natália Garcia Santaella, ambos de Mato Grosso. A segunda palestra abordou a Biossegurança em Odontologia e foi realizada pela cirurgiã-dentista Camila Vieira Esteves, de São Paulo.

À tarde, os profissionais e estudantes participaram de uma roda de conversa sobre os 10 anos da Lei 11.889, que reconheceu e regulamentou o exercício das profissões Técnico em Saúde Bucal (TSB) e Auxiliar em Saúde Bucal (ASB). Um dos objetivos foi entender o atual panorama do mercado de trabalho odontológico em Mato Grosso e as mudanças ao longo desta década, e contou com as palestras dos profissionais cirurgiões-dentistas Edélcio Francisco Anselmo e Samara Valêncio.

“O encontro teve uma procura grande e isso mostra a relevância do que foi debatido. Falamos sobre o acesso às novas evidências científicas na área da promoção e prevenção em saúde bucal, bem como demos uma visão sobre as novas tecnologias e protocolos na Odontologia. Também abrimos para a discussão sobre mercado de trabalho e o papel do auxiliar e do técnico em saúde bucal, assuntos que estão no dia a dia desses profissionais. Por abordar tantos pontos importantes, sabemos que o 5º foi um sucesso e fez com que todos os participantes saíssem do evento levando reflexões para suas carreiras”, destacou o cirurgião-dentista José de Figueiredo Loureiro Júnior, membro da comissão organizadora e secretário do CRO-MT.