Odontologia Hospitalar é tema de Chame o CRO

21 de setembro de 2020

Odontologia Hospitalar é tema de Chame o CRO

Odontologia Hospitalar é tema de Chame o CRO

A Odontologia Hospitalar foi o tema principal do Chame o CRO realizado no dia 17 de setembro, pela plataforma digital Google Meet. Esta é a 10ª edição do projeto do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) a ser realizada de forma online desde o início da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Participaram 54 pessoas. 

A palestra foi ministrada pelas cirurgiãs-dentistas Ana Karina Ticianel e Natália Garcia Santaella. Ana é especialista em Implantodontia, tem habilitação em Odontologia Hospitalar, é coordenadora da Odontologia Hospitalar do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan-MT) e presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-MT. Já Natália é mestre em Estomatologia, Radiologia e Imaginologia, tem habilitação em Odontologia Hospitalar e é doutoranda em Ciências Odontológicas Integradas. 

Tema ainda pouco debatido entre estudantes da graduação, as palestrantes pontuaram ser essencial o que o CRO-MT tem feito por meio deste projeto. “Diante do exposto, nota-se que estamos diante de um grande desafio nesta área da Odontologia até que a mesma se concretize em uma atuação e valorização destes cirurgiões-dentistas em todos os hospitais brasileiros, assegurando ao paciente melhor qualidade de vida”, definiu Ana Karina. 

“A palestra reuniu 54 pessoas e foi bastante aproveitada porque fizemos uma apresentação em forma de discussão, com relatos e experiências e isso prendeu bastante as pessoas na aula. Tinham muitos alunos da graduação também, o que é importante, já que o tema ainda não está na grade curricular da maioria dos cursos de Odontologia. Então, muitas vezes os alunos não têm nenhum conhecimento sobre a Odontologia Hospitalar, só ouviram falar, e aí o fato deles terem oportunidade de participarem desta palestra”, completou Natália. 

Natália também lembrou que é importante que projetos, como o Chame o CRO, esclareçam as atribuições da área de Odontologia Hospitalar. “É um tema bastante falado agora e é muito importante porque muitos questionam sobre a atuação dos cirurgiões-dentistas nos hospitais. Existe uma confusão, aliás, de que quem trabalha é um buco-maxilo-facial ou aqueles com especialização em pacientes especiais, mas não é isso. O cirurgião-dentista da área hospitalar tem uma função específica: melhorar a condição da boca do paciente que está internado, para melhorar consequentemente a condição sistêmica, diminuir o tempo de internação e diminuir os custos hospitalares, além de promover qualidade de vida. Isso é o que enfatizamos para deixar bem claro na cabeça de todos os participantes”, pontuou a profissional. 

Chame o CRO – O projeto ‘Chame o CRO’ tem como objetivo promover a interiorização do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso, reunindo profissionais e estudantes de todas as regiões do Estado, com foco sempre na melhoria da relação institucional e, claro, da carreira de todos os profissionais da área, o que reflete em melhoras para a comunidade.

 “Uma das nossas metas sempre foi a aproximação cada vez maior com nossos colegas no interior e da população de forma geral. Sabemos que nem todos podem vir cotidianamente para a Capital e saberem das demandas e do que temos feito. Nosso papel enquanto gestores é que possamos ir até eles para informá-los e capacitá-los, levando temas relevantes e respondendo possíveis dúvidas, técnicas ou não. Os encontros também são momentos importantes para que reflitam em outras ações, inclusive fiscalizações, e contato com outros gestores”, afirma o presidente do CRO-MT, Sandro Stefanini.

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp