CRO Itinerante promove palestra em Tangará da Serra

06 de dezembro de 2016

CRO Itinerante promove palestra em Tangará da Serra

CRO Itinerante promove palestra em Tangará da Serra

No processo de diagnóstico de uma doença é imprescindível a realização de um exame físico minucioso, bem como a solicitação de exames complementares específicos. Este é um dos alertas da palestra “Biologia dos Tumores, Exame Preventivo e Biópsia no Consultório Odontológico”, ministrada pelo cirurgião-dentista Arlindo Aburad, doutor em Patologia Bucal pela USP, durante visita do “CRO Itinerante”, nos dias 4 e 5 de novembro, em Tangará da Serra.  

  

O evento foi realizado na Unic, no dia 4, às 14h, e no auditório da IFMT, no dia 5, às 8h.  

 

Promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), o "CRO Itinerante" reuniu profissionais da área para trocar experiências e informações sobre a importância desta temática na Odontologia. Além de monitorar a saúde bucal, prevenir e diagnosticar precocemente lesões em tecidos orais é bastante eficaz. Dessa forma, é possível detectar casos suspeitos de câncer de boca – o que possibilita chance de cura entre 80% a 90% destes.  

  

De acordo com Aburad, tanto os cirurgiões-dentistas quanto a população já estão se conscientizando sobre a necessidade em se realizar um check-up periódico para garantir a saúde bucal. “Quando um paciente se depara com qualquer alteração na boca, a primeira coisa que ele faz é procurar um cirurgião-dentista. Isso é bom. Mesmo assim, é importante fazer o exame preventivo periodicamente. Se possível, de seis em seis meses”, comenta.    

  

Aburad complementa: “fico feliz em observar que existem muitos profissionais qualificados no assunto pelo Estado. Precisamos incentivar mais e amplificar a realização de exames preventivos – quando necessário, as biópsias”. 

  

Também esteve presente na ocasião, para falar sobre o “CRO Itinerante” e as ações realizadas pelo Conselho neste último ano, o cirurgião-dentista e conselheiro do CRO-MT Fábio Lima de Almeida. Fiscalizar as atividades odontológicas em Mato Grosso tem sido um dos objetivos alcançados com sucesso pelo CRO-MT – que conta com o apoio da população e dos profissionais da área de saúde bucal para denunciar e, consequentemente, combater o exercício ilegal da profissão. O evento também contou com a participação do representante do Conselho em Tangará da Serra, José Marcos Squillace.

  

CÂNCER DE BOCA – Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), estima-se que em 2016 haverá 11.280 novos casos de câncer de boca em homens e 4.010 em mulheres no país. Em Mato Grosso, a perspectiva é de 120 novos casos em homens e 40 em mulheres, considerando as taxas brutas de incidência por 100 mil habitantes.    

 

ZF PRESS - Assessoria de Imprensa CRO-MT

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp