ASB e TSB precisam ter registro junto aos conselhos, alerta CRO-MT

24 de abril de 2020

ASB e TSB precisam ter registro junto aos conselhos, alerta CRO-MT

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) vem a público esclarecer que Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) e Técnicos de Saúde Bucal (TSB) são obrigados a terem registro no Conselho Federal de Odontologia (CFO) e inscrição no Conselho Regional de seu Estado.

A obrigatoriedade consta no documento intitulado “Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia”, do próprio CFO, que foi aprovada pela resolução CFO-63/2005.

A necessidade de reforçar a informação surgiu de dúvidas que prefeituras e cirurgiões-dentistas estavam tendo relativas ao registros, principalmente, destes dois profissionais. “Nosso papel enquanto Conselho Regional é fazer com que toda a população e tanto a iniciativa privada quanto a pública entendam que os auxiliares e técnicos de saúde bucal devem apresentar estes documentos. Caso não os tenham, eles estarão exercendo ilegalmente suas profissões”, alerta o presidente do CRO-MT, Sandro Stefanini.