Cursos EAD e tabela de procedimentos odontológicos são temas do 38º CIOSP

05 de fevereiro de 2020

Cursos EAD e tabela de procedimentos odontológicos são temas do 38º CIOSP

A luta contra cursos de Educação à Distância (EAD) na área da Odontologia foi uma das principais pautas abordadas durante o Encontro Nacional dos Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal (ENAT), realizado durante o 38º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. Pelo Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), o secretário-geral José de Figueiredo esteve nas discussões.

Com o macro tema “Atribuições de ASBs e TSBs – da legislação atual à atuação profissional”, o ENAT contou também com a palestra da cirurgiã-dentista de Mato Grosso, Samara Valêncio. A profissional falou sobre a lei 11.889, de 2008, que trata exatamente da regulamentação destas carreiras.

Além de definir por mudanças necessárias na organização dos cronogramas de cursos de formação de ASBs e TSBs, o grupo elaborou documento que será encaminhado ao Conselho Federal de Odontologia (CFO). “Foi reforçado pelas câmaras técnicas que não somos favoráveis aos cursos à distância e sim de forma presencial. Nestes três dias tivemos várias palestras que trabalharam isso e o principal fruto deste encontro foi o documento regido pelos presentes que tem as sugestões e propostas para resolução referente às atribuições e formação destes profissionais”, explicou Figueiredo.

CBHPO – Também foi tema do 38º CIOSP a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Odontológicos (CBHPO), durante reunião da Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos. Quem participou do debate foi a presidente da Comissão de Ética da autarquia, Christianny Souza Carvalho.

“O CBHPO é uma tabela de valores para procedimentos odontológicos que leva em consideração a regionalização, com base no Produto Interno Bruto (PIB) de cada região. Entendemos que seja o ideal para realizar parâmetros de valores de procedimentos”, pontuou Christianny.

Ainda em fase de discussão, a presidente da Comissão de Ética explicou também que a intenção é divulgar e ampliar o debate. “Ficou definido que daremos continuidade na divulgação desta classificação, vamos melhorar a compreensão sobre este instrumento e orientar o cirurgião-dentista na utilização dessa classificação, que será uma importante ferramenta de gestão dos consultórios”, completou.

Christianny também esteve presente em outros debates durante o CIOSP, com representantes  da Federação Interestadual de Odontologia e da Federação Nacional de Odontologia. Além da profissional, o tesoureiro do CRO-MT, Roberto Maia, e o presidente da autarquia, Sandro Stefanini, estiveram no congresso.

Ambos estiveram em plenárias com os conselheiros federais, onde foi debatido o planejamento do CFO. “O encontro foi bastante produtivo, nos reunimos com entidades importantes da nossa área e isso faz com que melhoremos também por aqui, em Mato Grosso. O congresso reforça o momento de união que a Odontologia vive em nosso país”, disse Maia.

Para o presidente do CRO-MT, o 38º CIOSP foi um sucesso. “Foi um evento importante para nós, profissionais, e um dos papéis de nossa entidade é, a partir de agora, difundir o que aprendemos, vimos e debatemos. Houve uma troca positiva entre o sistema de conselhos e agora é trabalhar para que o planejado seja executado”, definiu.