Candidatos à Prefeitura se reúnem com profissionais da Saúde Bucal

25 de outubro de 2016

Candidatos à Prefeitura se reúnem com profissionais da Saúde Bucal

O Fórum Permanente da Odontologia do Estado de Mato Grosso promoveu, nesta segunda-feira (24), um encontro com os candidatos à Prefeitura de Cuiabá e os profissionais da área de Saúde Bucal.

Na oportunidade, Emanuel Pinheiro e Wilson Santos puderam apresentar propostas e planos de governo, esclarecer dúvidas e responder a perguntas da plateia. O evento antecedeu o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista e da Saúde Bucal, celebrados hoje (25).

Na ocasião, um termo de compromisso – pré-elaborado – foi assinado no auditório da Associação Brasileira de Odontologia – Seccional Mato Grosso (ABO-MT). Nele, constam a inclusão da atenção à saúde bucal no programa de governo, assim como políticas de gestão de pessoas, saúde do trabalhador, política de educação permanente e em saúde, estrutura e organização dos serviços, gestão participativa, política de assistência em saúde bucal e vigilância em saúde.

“Esta é uma oportunidade de exercermos a democracia e participarmos ativamente do processo de escolha do nosso futuro gestor. Estar atento ao que cada um propõe, bem como atualizá-los das nossas demandas e necessidades, faz parte do processo. Isso tudo, só aconteceu por meio de uma iniciativa conjunta entre as entidades de Odontologia”, pontua Luiz Evaristo Ricci Volpato, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT).

Para o candidato Emanuel Pinheiro (PMDB) é preciso, antes de tudo, reconhecer a saúde bucal como item fundamental para o exercício da cidadania. “Precisamos proporcionar qualidade de vida à população. Atualmente, temos 70 Equipes de Saúde da Família. Nos próximos quatro anos, pretendo implementar, pelo menos, uma equipe de saúde bucal em, ao menos, 50% das Equipes de Saúde da Família. Tudo por uma cidade mais saudável e melhor para se viver”, diz.

Pinheiro complementa: “o importante é ouvir as propostas e necessidades da classe para melhorarmos sempre. Isto, buscando caminhos dentro dos limites da Prefeitura. Outra medida será a Secretaria Municipal de Segurança Pública e de Defesa Social – e, com isso, o treinamento e efetivação de 130 guardas municipais. Por meio do Programa Anjos da Guarda, vamos proteger tanto o entorno de escolas municipais quanto das unidades de saúde do munícipio”.

De acordo com o candidato Wilson Santos (PSDB) é preciso reverter o quadro da falta de valorização aos profissionais da Odontologia: “a categoria ainda não tem o reconhecimento que merece – inclusive, do ponto de vista remuneratório. Para tal, pretendo ser o prefeito do diálogo. Cuiabá é considerada uma das referências em saúde bucal do Brasil, com os menores percentuais de cáries. A ideia é trabalhar a qualidade do gasto na área para melhorar todo o setor”.

Santos pondera que é preciso rever algumas questões. “Vamos analisar a atual questão da insalubridade relacionada aos técnicos e auxiliares em saúde bucal, promover convênio com a União para que possamos garantir cirurgiões-dentistas nas Equipes de Saúde da Família e cuidar dos Centros Odontológicos, entre outros. Além de implantar o Cartão Saúde Eletrônico e criar unidades de PSF Itinerantes e Carretas da Saúde para que assim possamos alcançar a todos”, diz.

FÓRUM PERMANTE – O Fórum Permanente da Odontologia do Estado de Mato Grosso é composto por representantes do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), do Sindicato dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso (SINODONTO-MT), da Associação Brasileira de Odontologia – Seccional  Grosso (ABO-MT), do Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE), da Secretaria de Estado de Saúde, Gerência de Saúde Bucal do Estado, das Secretarias de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande, das Coordenadorias de Saúde Bucal de Cuiabá e de Várzea Grande, da coordenadoria do curso de Odontologia da Univag e do Instituto de Saúde Coletiva  da UFMT.

“Por meio do Fórum, este tipo de evento já vem sendo realizado em outras eleições. Reunir candidatos com a categoria é importante, pois desta forma ela pode fazer as suas reivindicações. Além de apresentarmos uma pauta com assuntos pré-selecionados em acordo com todos, o candidato assume um compromisso com a execução das nossas propostas, caso seja eleito”, enfatiza a presidente do SINODONTO-MT Juliane Maciel, co-organizadora do evento.

ZF PRESS - Assessoria de Imprensa