7ª Corrida de Combate ao Câncer de boca divulga resultado; confira

14 de outubro de 2019

7ª Corrida de Combate ao Câncer de boca divulga resultado; confira

A 7ª Corrida de Combate ao Câncer de Boca e a 5ª Corrida do Cirurgião-Dentista reuniram cerca de 500 pessoas neste domingo (13), no Parque Tia Nair, em Cuiabá. Unidas desde 2015, as competições já fazem parte do calendário fixo das corridas de Mato Grosso e contam com a realização do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT).

O número de competidores, conforme a diretoria do Conselho, bateu a meta estabelecida pela instituição e, mais do que uma corrida, levou em mais um ano informação. “Este é um momento importante para nós, do CRO e, claro, para todos os profissionais de Odontologia do Estado e comunidade em geral. Além de levarmos o recado de manter hábitos saudáveis, também lembramos da importância da informação e prevenção quanto ao câncer bucal, que é o quinto de maior incidência no Brasil entre homens”, alerta o presidente do CRO-MT, Sandro Stefanini.

Para conferir o resultado, basta clicar aqui. Os resultados estão separados pela escolha da quilometragem, de 04 ou 08 quilômetros e, em seguida, subdivididas nas categorias geral masculina e geral feminina, cirurgião-dentista e cirurgiã-dentista e Pessoa com Deficiência (PCD).

A 7ª Corrida de Câncer de Boca e a 5ª Corrida do Cirurgião-Dentista contaram com patrocínio do Refrigerantes Marajá, Infinity Energy Drink, Unicred, Irhpa Odontológico, Prefeitura de Cuiabá, Água Mineral Brunado, Cor da Terra Jardinagem, Lógica Contabilidade, Skechers e Gráfica Liberal.

Para conferir as fotos da corrida, clique aqui.

CÂNCER BUCAL

A ocorrência de câncer no mundo cresceu 20% na última década e o Instituto Nacional de Câncer – INCA estima cerca de 600 mil casos novos em 2019. O Brasil tem a 3ª maior incidência de câncer bucal no mundo, atrás apenas da Índia e da antiga Tchecoslováquia. É o 7º tipo de câncer mais comum entre a população brasileira, sendo o 5º mais comum entre os homens e o 12º entre as mulheres.

Considerando-se que serão 14.700 novos casos de câncer de boca neste ano no país, sendo 11.200 em homens e 3.500 em mulheres, estima-se que em Mato Grosso serão 190 novos casos, sendo 50 em Cuiabá.