CRO-MT luta pela obrigatoriedade dos profissionais de saúde bucal na Atenção Básica

10 de julho de 2019

CRO-MT luta pela obrigatoriedade dos profissionais de saúde bucal na Atenção Básica

CRO-MT luta pela obrigatoriedade dos profissionais de saúde bucal na Atenção Básica

Representantes do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), da Universidade de Cuiabá (Unic) e do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) participaram da 9ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e definiram apoiar a proposta da obrigatoriedade dos profissionais de saúde bucal na Equipe mínima de Saúde da Família e Atenção Básica. A deliberação ocorreu no dia 05 de julho, em Cuiabá.

Atualmente, a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), conforme portaria nº 2.436/2017, não contempla profissionais de saúde bucal na Equipe de Saúde Básica (ESB) para sua composição mínima. Compõem as equipes, obrigatoriamente, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários.

“A presença do cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal ainda é optativa. Mas, sabemos, se a pessoa não tem uma boa saúde bucal, ela não pode ter uma boa saúde como um todo”, destaca a cirurgiã-dentista e professora da FASIPE em Sinop, Márcia Alves Ferreira.

“Os profissionais da saúde bucal são necessários e fundamentais, por exemplo, em um acompanhamento pré-natal e por isso mesmo lutamos para que estes profissionais sejam obrigatórios tanto quanto os outros profissionais da saúde”, complementa a cirurgiã-dentista e professora da FASIPE em Sinop, Katiéli Fagundes Gonçalves.

Exatamente por essas demandas é que representantes da odontologia defenderão em Brasília, durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde a ser realizada nos dias 04 a 07 de agosto, a alteração na portaria nº 2.436/2017.

“Neste momento, precisamos nos unir e defender que a Equipe de Saúde Bucal não seja optativa e sim obrigatória na equipe mínima. Ao defender esta demanda, estamos defendendo também uma saúde pública de qualidade, com a ampliação da oferta do serviço odontológico no SUS e atendimento à população brasileira de maneira completa”, afirmou o presidente do CRO-MT, Sandro Stefanini.

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp