Consumo de alimentos ácidos aumenta o risco de erosão dentária

05 de outubro de 2016

Consumo de alimentos ácidos aumenta o risco de erosão dentária

Consumo de alimentos ácidos aumenta o risco de erosão dentária

Desde cedo é ensinado às crianças sobre a importância da escovação e que dentes saudáveis e bonitos estão diretamente ligados ao que comemos. Entretanto, é esquecido que consumir determinados alimentos e bebidas em excesso – como frutas cítricas, refrigerantes, sucos (naturais e industrializados), energéticos e, até mesmo, isotônicos – pode atrapalhar na tarefa de exibir um belo sorriso.

Cada dia mais presente em consultórios odontológicos, a erosão dentária já é considerada uma vilã silenciosa. De característica progressiva e destrutiva, ela promove um processo químico de ataque ácido, sem o envolvimento de bactérias – podendo causar perda da forma dentária, descoloração e hipersensibilidade para alimentos gelados, quentes ou muito doces. É o que alerta o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT). 

"Atualmente, as crianças costumam beber muitas bebidas ácidas, como refrigerantes e suco de laranja. E, quando ficam mais velhas, consomem bebidas isotônicas e energéticas. Se o açúcar precisa das bactérias para alterar o pH da boca, os alimentos ácidos fazem isso sozinhos. Eles corroem o esmalte dental, que é a camada mais superficial do dente, podendo deixar a dentina exposta", destaca o presidente do CRO-MT, Luiz Evaristo Ricci Volpato – que é odontopediatra.

A erosão pode ocorrer atrelada à abrasão e ao atrito. Ela pode ocorrer tanto em dentes de leite quanto nos permanentes e é comum em crianças com refluxo gastresofágico. Mas, se a higienização adequada é forte aliada de uma boca sem cáries, no caso da erosão ácida, escovar os dentes logo após ingerir alimentos muito ácidos pode agravar o problema. A orientação é fazer um bochecho com água e aguardar, no mínimo, 30 minutos para iniciar a limpeza. 

Uma alternativa é neutralizar o pH da boca antes de escovar os dentes ou mascar uma goma sem açúcar após as refeições. Com isso, o fluxo salivar é aumentado em até 10 vezes, em resposta aos estímulos gustativos do sabor e mecânicos da mastigação. Esta saliva estimulada contém potencial remineralizante maior, ou seja, contém mais bicarbonato, cálcio e fosfato – que ajudam a neutralizar o efeito ácido.  

FIQUE ATENTO – Bebidas com pH a partir de 5,5, já desmineralizam o esmalte do dente – e quanto mais ácido o líquido, pior. Isotônicos têm pH em torno de 3; suco de laranja, 3,5; já os refrigerantes de cola são os mais ácidos, com pH 2,5, próximo ao do suco gástrico, que é de 1,5. 

Caso você perceba que seus dentes estão ficando desgastados, procure logo um cirurgião-dentista. Dificilmente se detecta o problema no primeiro sinal de dano – a perda do brilho. Quando o desgaste evolui para a exposição da dentina, pode ocorrer aumento da sensibilidade dos dentes. As bordas dos dentes superiores ficam mais finas e na superfície dos dentes inferiores aparecem lesões côncavas, em forma de colher.

 

ZF PRESS - Assessoria de Imprensa

Cadastre e receba nossa
Newsletter

 Fale pelo WhatsApp