Comissão propõe minuta para edição 2019 do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal

09 de maio de 2019

Comissão propõe minuta para edição 2019 do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal

A Comissão de Políticas Públicas de Saúde/Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal do Conselho Federal de Odontologia (CFO) concluiu, nos dias 07 e 08 de maio, em Brasília/DF, a minuta da Resolução para edição 2019 do Prêmio que homenageia anualmente os municípios que mais investiram na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. A minuta proposta será avaliada pela Diretoria Executiva da Autarquia para abertura do período de inscrições aos municípios.

Segundo o Coordenador da pasta, Guilherme Fernandes Graziani, nesta edição será adotada nova estratégia de comunicação para ampliar a participação dos municípios. “O objetivo do CFO é incentivar a excelência do atendimento odontológico na rede pública à população e valorizar os profissionais da Odontologia em âmbito nacional”, pontuou.

Além disso, a edição 2019 do Prêmio prevê mudanças nas categorias populacionais para fortalecer, ainda mais, a participação de municípios na categoria com menor número de habitantes. Atualmente, a premiação está dividida em três categorias: I – municípios até 50 mil habitantes; II – municípios entre 50 mil e 300 mil habitantes; e III – municípios acima de 300 mil habitantes.

A premiação prevê a permanência dos critérios de avaliação já estabelecidos pelo CFO: financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica, assistência odontológica especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, desprecarização, remuneração e educação permanente.

Nos próximos dias, será publicada no portal do CFO a Resolução que formaliza o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, com datas e orientações gerais. A partir dessa publicação, todas as etapas do Prêmio serão comunicadas nos canais de Comunicação da Autarquia. É importante ressaltar que as inscrições precisam ser formalizadas nos Conselhos Regionais de Odontologia correspondentes à localização dos municípios interessados em participar.

A reunião contou com a presença do Coordenador, Guilherme Fernandes Graziani e dos membros, Gilmar Tevizan, José de Figueiredo Loureiro Júnior e Paulo Capel Narvai. O trabalho também foi acompanhado pelo Coordenador-Geral das Comissões, o Vice-Presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge e a Subcoordenadora das Comissões, Tessa de Lucena Botelho.

Fonte: CFO