CRO-MT faz assembleia de prestação de contas a cirurgiões-dentistas

18 de abril de 2019

CRO-MT faz assembleia de prestação de contas a cirurgiões-dentistas

Nesta terça-feira (16), o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) realizou a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de apresentação de contas da gestão 2018, que foi transmitida por uma live na página do conselho na rede social Facebook. A AGO durou mais de seis horas.

“Essa é uma gestão transparente, todas as nossas contas estão todos os meses no site do CRO-MT, fazemos live para prestar conta, temos uma revista com o nosso balancete trimestral. Além disso, tudo o que é e foi questionado, estamos aptos e prontos para responder, sem medo algum”, disse o presidente em exercício do CRO-MT, José Figueiredo.

A assembleia geral ordinária é realizada anualmente, entretanto o prazo determinado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) não correspondia ao prazo estipulado pela Lei 4.324/64 onde que prevê que em anos eleitorais a mesma deve ocorrer entre 30 e 45 dias antes da realização da eleição, motivo pelo qual o Processo Eleitoral foi suspenso. Ademais vale ressaltar que o objetivo da AGO é apreciação e discussão das contas e gestão, pois a deliberação e a aprovação competem ao CFO, sendo remetidas ao Tribunal de Contas da União (TCU). Durante a sessão, foi apresentado o relatório de gestão e o relatório de prestação de contas.

Após a apreciação, foram respondidos todos os questionamentos e discutidos os apontamentos realizados pelos cirurgiões-dentistas presentes e aptos a falarem. Depois disso, a ata foi oficializada, lida e aprovada pela maioria.

O presidente finalizou destacando que a atual gestão do CRO-MT implementou o Portal de Transparência no site, para que todos pudessem acompanhar a prestação de contas de forma online. “Digo mais, nossas contas nunca foram rejeitadas pelo CFO ou pelo TCU, o que demonstra a lisura e a regularidade na gestão dos recursos do CRO-MT”, finalizou.